EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 27 de maio de 2013

TCM ENCERRA ENCONTRO EM MARABÁ

Evento faz parte de projeto de interiorização e celebra os 30 anos do Tribunal de Contas dos Municípios.
O Tribunal de Contas dos Municípios, TCM, encerrou na sexta-feira, 24, em Marabá, III Encontro Regional de Capacitação, realizado no período de 22 a 24 de maio, e que contou com a participação de prefeitos de municípios do sudeste paraense. A mesa oficial do encontro foi composta pelo presidente do TCM, José Carlos Araújo, prefeito de Marabá, João Salame, presidente da Câmara Municipal, vereadora Júlia Rosa, pelos conselheiros Cezar Colares e Antônio José Guimarães e pela procuradora Chefe do MPTCM Elizabeth Salame.

Em seu discurso, José Carlos Araújo disse que há muitos anos o TCM trabalha para melhorar a qualificação dos servidores municipais, mas só recentemente os municípios vêm investindo mais na contratação de pessoal através de concursos públicos, o que vai permitir que o conhecimento repassado pelo TCM permaneça e gere bons frutos nos municípios. Ele anunciou que o TCM, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), vai oferecer às administrações municipais 120 cursos de capacitação em nível de extensão universitária, direcionados à demanda dos municípios. Os cursos abrangerão cinco áreas estratégicas: planejamento; gestão administrativa; gestão fiscal; auditoria e controle externo e interno; e controle social. Os cursos serão ministrados por professores da UFPA, do TCM e por ex-alunos dos cursos de pós-graduação ministrados pelo TCM em parceria com a UFPA e MPTCM.

Outra novidade anunciada pelo presidente do TCM é que a partir do segundo quadrimestre deste ano os titulares das Controladorias do TCM passarão a fazer visitas de rotina aos municípios de sua área de atuação, com o objetivo de verificar demandas, levar orientações técnicas e esclarecer dúvidas. Para citar um exemplo, disse que de quatro em quatro meses a 7ª Controladoria vai estar em Marabá para o fechamento das prestações de contas quadrimestrais.

José Carlos Araújo esclareceu que os Encontros Regionais de Capacitação fazem parte da programação de comemoração dos 30 anos do TCM-PA, e contam com o apoio de órgãos parceiros como a Controladoria Geral da União (CGU-PA), Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-PA) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PA).

Este ano o TCM já realizou encontros em Salinópolis e Redenção. O próximo será em Paragominas, de 27 a 29 de maio. Segundo José Carlos, municípios de todas as regiões do Pará serão beneficiados com a realização de encontros, que não se constituem apenas de palestras, mas também de treinamentos intensivos, onde o aprendizado é garantido.

O III Encontro Regional de Capacitação abrangeu os seguintes municípios: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldolrado dos Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São oão do Araguaia e Tucuruí. O III Encontro Regional de Capacitação abrangerá os seguintes municípios: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia e Tucuruí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário