EXCELÊNCIA EM QUALIDADE
sexta-feira, 3 de maio de 2013
MARABÁ COMEÇA A IMPLANTAR PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Pacto busca assegurar o direito de todas as crianças à alfabetização na idade certa, isto é, até os oito anos.
Lançado pelo Governo Federal, o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa tem como metas: “alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental e no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação”. Assim, o Pacto busca assegurar o direito de todas as crianças à alfabetização na idade certa, isto é, até os oito anos.
Em Marabá, que já aderiu ao pacto, a rede municipal de ensino, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), começa implementar o programa. Em 2013, o público alvo são os professores e alunos do primeiro Ciclo, estes últimos correspondendo à faixa etária entre 6 e 8 anos, considerada ideal pelo Ministério da Educação (MEC), para que a criança adquira competências como: ”ler e produzir textos”.
Em entrevista, à pedagoga Lúcia Maria Batista, coordenadora local do Pacto, diz que já está sendo realizado um conjunto integrado de programas, com materiais e referências curriculares e pedagógicas, que serão disponibilizados pelo MEC, para a alfabetização e letramento. O eixo principal, segundo a coordenadora, é a formação presencial e continuada dos professores alfabetizadores.
A primeira etapa, que compreende a formação dos orientadores de estudo, que devem nortear as ações dos professores, ocorreu no mês de fevereiro em Belém, sob responsabilidade da UFPA. Em Marabá, duas fases de formação com professores já foram realizadas, o próximo passo ocorre na próxima terça-feira, 30, na escola São Félix.
Lúcia Maria Batista conclui, ressaltando que o Ciclo de alfabetização precisa oferecer garantias de que a criança, não só aprenda a ler, escrever e a dominar as operações básicas da Matemática, mas, que também, amplie suas referências culturais, se inserindo no universo que a cerca.
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