Estudantes expuseram trabalhos desenvolvidos com professores de várias disciplinas.
A Escola Municipal Angélica Dantas, de Paragominas, promoveu esta semana a conclusão do tema trabalhado, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante o bimestre, que foi sobre a consequência do uso de drogas na saúde. Os estudantes expuseram trabalhos desenvolvidos com professores de várias disciplinas.
O tema foi escolhido pelos próprios alunos e trabalhado por eles e professores durante os meses de janeiro e fevereiro. A iniciativa obedeceu á pedagogia desenvolvida por Paulo Freire para uma educação voltada para realidade do aluno. "Tudo que eles construíram foi a partir da vivência deles. Daí a importância dessa iniciativa que é trazer uma educação mais contextualizada", explica Trícia Luczynski, coordenadora pedagógica do EJA, na Escola Angélica Dantas.
O tema foi desenvolvido de forma transversal em várias disciplinas, desde história a matemática. Os alunos realizaram apresentações de paródias, dramatizações e expuseram poesias e painéis sobre o assunto. Segundo Patrícia Bento Ferreira, estudante da 3ª etapa do EJA, o trabalho ampliou seu conhecimento sobre o uso de drogas. "Nós trabalhamos o tema em história e foi experiência muito boa, aprendi mais", falou a aluna do EJA.
Além das apresentações, a Casa Amanhecer realizou uma palestra de prevenção ao uso de drogas. A palestra mostrou as consequências que drogas levam para a saúde, meio social e para a família. Para o aluno da 4ª etapa do EJA, Ademilton Magalhães da Silva, o evento bastante significativo. Na adolescência ele foi usuário de entorpecentes. Hoje, aos 28 anos, e livre do mundo das drogas ele aproveitou o momento para fazer uma reflexão diante dos colegas. "Esse é um momento que quis passar para eles a minha experiência, para que eles não entrem nesse caminho. Espero que isso os motive a também refletirem sobre o assunto", finalizou o aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário