EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 10 de maio de 2013

PARAUAPEBAS REALIZA CONFERÊNCIA DAS CIDADES

Evento contou com a participação de 171 representantes da sociedade civil organizada, movimentos sociais e classe empresarial.
Com o objetivo de discutir políticas de desenvolvimento urbano, foi realizada esta semana a 5º Conferência das Cidades em Parauapebas. O evento contou com a participação de 171 representantes da sociedade civil organizada, movimentos sociais e de trabalhadores, classe empresarial, poder público, movimentos populares, entidades de classes, entidades acadêmicas e de pesquisa e ONG’s. Com o tema geral "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já", foi discutido durante o evento o texto base que tratou da importância do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e dos Desafios para a sua Efetivação, além da análise sobre as Prioridades Municipais e Estaduais para a Política de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades.

Integrando a programação, os participantes formaram quatro grupos que propuseram soluções para problemas enfrentados nas seguintes áreas: habitação; saneamento; mobilidade urbana e trânsito; planejamento urbano e ordenamento territorial. Todo o material produzido será encaminhado para a etapa estadual, que contará com a participação de sete delegados eleitos na etapa municipal.

Sônia Pinto, representante da Executiva do Conselho Estadual das Cidades, destacou em sua fala na abertura do evento, a organização da conferência em Parauapebas. "Sem dúvidas o trabalho de vocês será referência para outros municípios, a equipe organizadora está de parabéns" afirmou Sônia que, ao final do evento, informou que as propostas encaminhadas em Parauapebas vão melhorar o texto a ser aprovado na Conferência Estadual.

Na avaliação de Dionísio Lunkes, representante da Fundação Bom Samaritano, o evento foi produtivo e os temas foram bem discutidos. Simonia Caetano, coordenadora da 5º Conferência das Cidades, confirma essa avaliação acrescentando que as discursões foram maduras e agregou soluções para problemas enfrentados em todo o Estado. O evento foi organizado por uma comissão integrada por representantes de todos os segmentos, a coordenação ficou sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento (Seplan).


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário