EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 24 de maio de 2013

LAUDO ATESTA QUE EX-SECRETÁRIO DE GOIANÉSIA NÃO FOI VITIMADO POR GRIPE H1N1

Luiz Afonso Destefanni morreu no último sábado, 18, durante sua transferência de Tucuruí para Marabá.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou ontem que deu negativo para o vírus H1N1 o resultado do exame feito no corpo do ex-secretário municipal de Saúde de Goianésia do Pará, Luiz Afonso Destefanni, que morreu no último sábado, 18, durante sua transferência de Tucuruí para Marabá. A Sespa esclarece que até o momento só há um óbito confirmado por H1N1, em Tucuruí, de um gestante procedente do município de Breu Branco.

Por critério clínico epidemiológico foi descartado o H1N1 como causa da morte da costureira que foi a óbito no Hospital Regional de Tucuruí. Na falta de coleta de material da paciente foi colhido material do marido, que estava apresentando os mesmos sintomas, mas cujo resultado também deu negativo para H1N1. Dos casos específicos noticiados pela imprensa, ainda está sendo aguardado o resultado de exame da menina de seis anos que morreu, ontem (22), durante transferência de Goianésia para Tucuruí.

Nesta quinta-feira, 23, equipes da Sespa e da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) estiveram reunidos com a direção da Escola Estadual Augusto Meira, para tranquilizar professores e alunos quanto à morte de um professor. Os técnicos explicaram que os vírus respiratórios circulam por toda a parte e que as principais medidas de prevenção são a higienização constante das mãos e a distância de lugares aglomerados, assim como quem está gripado deve proteger boca e nariz ao tossir e espirrar para evitar propagação do vírus. A equipe voltará na próxima terça-feira, 28, para proferir palestras educativas aos alunos nos três turnos.

Até as 17h desta quarta-feira, 22, a Sespa contabilizava 227 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 80 resultados positivos, sendo 44 para H1N1, 02 para H3N2, 12 para Influenza B, 04 para Influenza A inconclusivo e 18 para outros vírus sazonais. Estão confirmados, por enquanto, 14 óbitos, 08 por H1N1, 01 por H3N2, 03 por Influenza B, 01 por H1N1 e Vírus Respiratório Sincicial e 01 por Influenza não especificada. O número de casos de pessoas com suspeita de vírus respiratórios, inclusive os que evoluíram para óbito, e que estão sendo investigados até o presente momento soma 42.

Os municípios de residência que tiveram resultado positivo para Influenza A H1N1, A H3N2 e Influenza B foram: Belém, Barcarena, Ananindeua, Breu Branco, Marituba, Cametá, Novo Repartimento e Ponta de Pedras. Vale ressaltar que trata-se dos municípios de residência e não onde a transmissão aconteceu. A Sespa informa, ainda, que nesta segunda-feira, 27, a partir das 9h, acontecerá o 'Seminário Estadual Influenza: Prevenção e Manejo Clínico', que será realizado pela Secretaria em parceria com o Ministério da Saúde. O objetivo é atualizar profissionais de saúde sobre o Protocolo de Manejo Clínico em casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), para melhorar a qualidade do atendimento em todas as Unidades de Saúde do Estado, assim como reduzir os agravos e as mortes por SRAG no Pará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário