EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 8 de maio de 2013

MATADOUROS SÃO FECHADOS EM TRÊS CIDADES


Estabelecimentos não se adequaram ás normas de Higiene estabelecidos pelo Ministério da Agricultura.

Vários matadouros clandestinos foram fechados essa semana nos municípios de Santana do Araguaia, Xinguara e Redenção. Da operação de interdição participaram promotores do Ministério Público Federal e Estadual, técnicos da Adepará e agentes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O fechamento dos matadouros é resultante de uma determinação conjunta dos Ministério da Agricultara e da Saúde.
 
 
 
 
 

Segundo Norman Rolim Dantas, diretor da Adepará, em Redenção, os matadouros que foram fechados não cumpriram as determinações do Ministério da Agricultura que há mais de 3 anos havia estabelecido um prazo para que todos os matadouros se adequassem as normas de higiene e sanitárias estabelecidas pelo ministério.

Ainda de acordo com Normam, foram encontradas várias irregularidades que contribuíram para o fechamento dos matadouros, como a falta de inscrição de alguns matadouros junto aos órgãos de fiscalização municipal, estadual e federal, e ainda o abate de animais sem a emissão de Guia de Transporte Animal-GTA que revela a procedência do animal. Normam disse que mesmo a cidade de Redenção tendo um frigorifico que exporta carne de qualidade para vários estados brasileiro, a população local ainda se alimenta de carne bovina sem procedência e até mesmo sem o selo do Serviço de Inspeção Federa- SIF.

Com o fechamento dos matadouros em Redenção, os açougues de supermercados, estão sendo abastecidos com carne de Conceição do Araguaia, distante 100 quilômetros. Com isso a população passou a pagar mais caro pelo quilo da carne. Antes o quilo de carde de primeira era vendido a 12 reais, agora o consumidor tem que pagar em torno de 15 reais. Ainda não há uma previsão de quando os matadouros vão voltar a funcionar em Redenção. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário