EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 15 de maio de 2013

SAGRI VAI REALIZAR SEMINÁRIO SOBRE AGRICULTURA CONSERVACIONISTA EM PARAGOMINAS


 
Produtores do município terão a oportunidade de suas experiências com o sistema de plantio direto.

Com o intuito de incentivar o sistema de plantio direto a Secretaria Estadual de Agricultura, Sagri, vai realizar em Paragominas, nos dias 23 e 24 de maio, o I Seminário sobre Agricultura Conservacionista. Na semana passada, o titular da Sagri, Hildegardo Nunes esteve reunido com lideranças do setor agrícola local discutindo a programação do evento e a importância da adoção no processo produtivo de tecnologias que preservem o meio ambiente, gere riquezas e contribua para a conquista de novos avanços na agricultura familiar.

Participaram da reunião o vice-prefeito, Bosco Gabriel, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Mauro Lúcio Costa, o presidente da Federação da Agricultura do Pará, Carlos Xavier, além de representantes da Embrapa Oriental, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e de outros órgãos e entidades ligados ao setor rural.

Paragominas foi escolhido para sediar o evento por ter sido pioneiro no estado na técnica do plantio direto, sistema diferenciado de manejo de solo que busca diminuir o impacto das máquinas agrícolas na agricultura por meio da manutenção, na área de cultivo, da palha e restos vegetais de outras culturas a fim de garantir a cobertura e a proteção dessa área contra processos danosos, como a erosão.

O primeiro dia do evento será destinado a palestras, com a participação de representantes da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, do Ministério da Agricultura e do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pa), e onde serão abordardos desde o manejo do solo à produção de grãos no Pará, o Programa Agricultura de Baixo Carbono e plantio direto com qualidade. Também serão apresentadas as experiências de sucesso de plantio direto no Brasil, com a exposição dos casos do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Bahia. No dia 24 haverá um Dia de Campo, em que os produtores de Paragominas vão mostrar suas experiências com o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário