EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PARAUAPEBAS PROSSEGUE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE


Apenas 14.583 pessoas compareceram aos postos de saúde de Parauapebas, totalizando 76,93% da meta.
Embora a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tenha sido encerrada oficialmente na sexta-feira (10) pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) resolveu continuar a vacinação até o fim das doses disponíveis. Adultos a partir de 60 anos, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos de idade, gestantes de qualquer idade gestacional, indígenas e puérperas (mulheres em pós-parto) são o público alvo da campanha. Prevista originalmente para o período de 15 a 26 de abril, a campanha foi prorrogada por não ter atingido a meta de 31,30 milhões de pessoas em todo território nacional. Fato esse que se repetiu no município de Parauapebas.

A Semsa esperava vacinar aproximadamente 21 mil pessoas (80% do público-alvo na cidade), mas, de acordo com dados do próprio ministério e do Departamento de Vigilância em Saúde do município, apenas 14.583 pessoas compareceram aos postos de saúde de Parauapebas, totalizando 76,93% da meta. Para o diretor do departamento, Marcelo Monteiro, a melhor forma de evitar o H1N1 é a prevenção, feita através da vacinação.

Ainda assim, Parauapebas superou a vizinha cidade de Marabá, que conseguiu 71,10%, mas ficou abaixo de Canaã dos Carajás, que superou a meta, alcançando quase 90% do previsto.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde não houveram casos confirmados de H1N1 no município no ano de 2012. Atualmente a Semsa aguarda o resultado que confirme ou não a doença em um adulto morador da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário