EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 6 de maio de 2013

PARAUAPEBAS QUER INSTALAR ESTAÇÃO DE PRODUÇÃO DE ALEVINOS


Unidade deverá ser também um centro de desenvolvimento de projetos, pesquisa e de capacitação em piscicultura.

Uma equipe visitou Parauapebas no final de semana para verificar a viabilidade da instalação de uma Estação de Produção de Alevinos no espaço onde funciona o Centro Tecnológico de Apoio à Agricultura Familiar (Cetaf). A proposta é que as atividades e projetos existentes no Cetaf sejam ampliados para atender também aos piscicultores. A Estação de Produção de Alevinos deverá ser também um centro de desenvolvimento de projetos, pesquisa e de capacitação em piscicultura, destinado a produtores e técnicos do município e regiões vizinhas.

A comitiva se reuniu com o secretário municipal de Produção Rural, Horácio Martins, e visitou junto com Erasmo Rodrigues, engenheiro agrônomo da Sempror, especialista em piscicultura, o Cetaf e alguns piscicultores. Já no período da tarde, a comissão ofereceu capacitação em aquicultura aos técnicos da Secretaria de Produção Rural.
Segundo Erasmo Rodrigues, o Centro beneficiará produtores locais e regionais e incentivará o desenvolvimento da piscicultura no município. “Hoje importamos cerca de 70% da demanda de consumo. 
Os pescados chegam de Breu Branco, Tucuruí, Jacundá, Santa Inês, Belém e de algumas cidades do Tocantins, mas o Censo Agropecuário identificou que cerca de 400 produtores estão interessados em investir em piscicultura, Com a instalação do Centro, o incentivo a esses produtores será muito maior”, afirma o engenheiro agrônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário