EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 1 de maio de 2013

COMITIVA DA INDONÉSIA VISITA PARAGOMINAS PARA CONHECER MUNICÍPIO VERDE




A Indonésia, assim como o Brasil, possui um programa nacional de mudanças climáticas, com a meta de diminuir o desmatamento

Com o objetivo de avaliar as experiências do Pará em relação ao monitoramento, controle e combate ao desmatamento, uma comitiva da Indonésia desembarcou na capital do Estado para conhecer o programa “Municípios Verdes”. Além de Belém, a comitiva visitará o município de Paragominas, cidade onde nasceu o projeto. Ontem, a comitiva visitou a coordenação do Programa Municípios Verdes, onde foi recebida por Justiniano Netto, secretário extraordinário para a coordenação do programa.

A comitiva, que visita o Pará em caráter extra-oficial, é formada por representantes do governo federal, Ministério da Agricultura, prefeituras, autoridades municipais do distrito de Kalimantan Central, e pelo reitor da Faculdade de Agronomia da Universidade de Palangkaraya. O intercâmbio surgiu a partir de um diálogo sobre o desenvolvimento econômico da Indonésia, onde se constatou a necessidade de o processo produtivo levar em consideração o desmatamento ambiental.

A Indonésia, assim como o Brasil, possui um programa nacional de mudanças climáticas, com a meta de diminuir o desmatamento em 26% até 2020, sem o apoio da comunidade internacional. “Como o Brasil e o Pará, nosso país quer alcançar esta meta ao mesmo tempo em que desenvolve a agenda de desenvolvimento econômico. Fomos despertados para conhecer a experiência brasileira, para que possamos alcançar esta meta, uma vez que o Brasil já conseguiu reduções substanciais no desmatamento, ao mesmo tempo em que aumentou suas produções rurais. Neste sentido, o Pará está sendo citado como um dos bons exemplos, e tem o Programa Municípios Verdes como uma referência internacional”, afirmou Ujang Iskandar, prefeito de Kotawaringin Barat.

Segundo Justiniano Netto, a atuação do Programa Municípios Verdes vai ao encontro das necessidades da Indonésia, uma vez que o programa consegue articular e estruturar uma relação entre os governos federal e estadual, com os municípios. “Grande parte da comitiva é formada por representantes do governo em nível provincial, equivalente aos municípios no Brasil. A política do nosso programa valoriza os atores municipais, pois é lá que as coisas acontecem. Qualquer política pública precisa de engajamento e adesão dos municípios, caso contrário ela não vai adiante. Se o governo da Indonésia investir em um programa de articulação neste nível, conseguirá diminuir o desmatamento na medida em que a produção sustentável crescerá”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário