EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 15 de maio de 2013

EMPRESA CANADENSE E GOVERNO DO ESTADO DISCUTEM PROJETO DA MINA DE SERRA PELADA


 
Projeto da nova mina de Serra Pelada, em fase final de instalação, é hoje o principal investimento em andamento no município de Curionópolis.

O início das operações da nova mina de Serra Pelada, previsto para este ano, e a necessidade de elaboração de um formato de distribuição, entre a comunidade garimpeira, do lucro líquido proveniente da operação da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM). Estes foram os principais temas da discussão entre a Colossus Mineração e o Governo do Pará, em reunião na semana passada, em Belém. Participaram o vice-governador Helenilson Pontes (PPS-PA) e o secretário de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal.

O projeto da nova mina de Serra Pelada, em fase final de instalação, é hoje o principal investimento em andamento no município de Curionópolis, no Sudeste do Pará. Resultado de uma parceria entre a comunidade garimpeira e a Colossus Mineração, totaliza R$ 560 milhões investidos pela empresa até o momento. Rosana Entler, diretora de Comunicação e Relacionamento com Comunidades, apresentou a evolução das obras do projeto e reafirmou que a expectativa da empresa é de que os dividendos da operação cheguem a quem de direito: os garimpeiros.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Cooperativa que representa a comunidade garimpeira e o Ministério Público do Estado do Pará – e que tem a anuência da Colossus – determina que 98% do lucro líquido pertence aos cooperados. “Apesar disto, não foi apresentado ao público o formato que vai efetivar o compromissos assumidos pelos representantes dos garimpeiros afirmou.Esta é uma questão de interesse público”. Afirmou Rosana, frisando que a Colossus acredita na necessidade de uma união de esforços entre instituições governamentais, entidades de classe e sociedade, “com objetivo de definir com clareza e justiça a distribuição do lucro líquido proveniente da operação de Serra Pelada”.

Ela reiterou ao governo do Pará a posição do diretor da Colossus Minerals Cláudio Mancuso: “Todo o apoio que estamos recebendo é fundamental para a resolução do que hoje é uma das maiores preocupações desta empresa: garantir que os recursos provenientes da parceria no projeto cheguem às mãos dos garimpeiros. E sabemos que esta preocupação é compartilhada por todas as entidades públicas e sociais ligadas direta ou indiretamente ao projeto”.

O mesmo apelo foi feito pela empresa ao Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão (PMDB-MA), em reunião dia 18 de março, em Brasília. “Estamos buscando mobilizar a sociedade para esta questão”, afirma Rosana Entler. “Acreditamos que transparência e objetividade entre os parceiros são fundamentais para o sucesso do projeto Serra Pelada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário