Autorização para festas devem
ser solicitada com, no mínimo, 72 horas de antecedência.
Uma reunião com diversos órgãos ligados à segurança pública na manhã desta quarta-feira (15), no gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), teve por objetivo a implantação de um ordenamento padrão para eventos, especialmente aqueles realizados em espaços públicos, cujos promotores deverão observar uma série de detalhes importantes e um conjunto de prioridades, antes de pleitear licença às diversasinstituições de fiscalização.
A proximidade
do veraneio, período de muitas festas ao ar livre, ocupando logradouros
públicos, está mobilizando as polícias Civil e Militar, DMTU, Bombeiros,
Postura Municipal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, SEMMA e outros órgãos
afins, para defender um padrão de comportamento para esses eventos, cuja
autorização deve ser solicitada com, no mínimo, 72 horas de antecedência.
Segundo
definição do grupo, os pedidos de licenças de funcionamento de festas em
espaços públicos devem começar pela Postura Municipal, seguido do DMTU e SEMMA.
Caso haja palco de apresentação de shows, arquibancadas, a solicitação também
abrangerá o Corpo de Bombeiros, que vai avaliar a capacidade dessas instalações
e outras situações que possam causar acidentes. Por último, a Polícia Civil
deverá ser notificada.
Os órgãos de segurança ressaltam que nada
impede que um pretendente solicite simultaneamente a licença a todos os órgãos,
mas sabendo que a Polícia Civil só permitirá a realização do evento se não
houver restrições dos demais organismos. Por isso, é recomendável que o
Departamento de Postura seja consultado antes, para que verifique se o local é
apropriado e o DMTU, que vai analisar a situação do fluxo de veículos. A
proximidade de escolas, abrigos e hospitais requer uma distância mínima e mesmo
que não exista uma dessas instituições próxima, é bom que o promotor da
festividade tenha a aprovação da comunidade, para fechar o espaço.Qualquer
festa em local fechado, obrigatoriamente, terá de ter autorização do Corpo de
Bombeiros, em função do risco de incêndio. Equipamentos de combate ao fogo,
controle de fluxo de pessoas, dentre outros detalhes, além do limite de
sonorização são exigências certas.
Depois que
essas normas forem aprovadas pelas autoridades envolvidas, será divulgada uma
nota à imprensa de Marabá, para o conhecimento oficial do que norteará os
eventos no município a partir de então.Participaram do encontro a
superintendente regional de Polícia Civil Bruna Paolucci e os investigadores
Wallace França e Assis Cunha; o secretário de Meio Ambiente Carlos Brito;
Clodoaldo Gonçalves, chefe de Operações da Postura Municipal; inspetor Lemos,
representando a Guarda Municipal; capitão EmmettMouton, do DMTU; Marconni Silva
(Conselho Tutelar Nova Marabá) e Ismael Ferreira (Conselho Tutelar Cidade
Nova).
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