EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 28 de maio de 2013

MARABÁ REALIZA ESTA SEMANA A 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES

Evento visa debater a construção de políticas públicas voltadas ao Sistema de Desenvolvimento Urbano.  A Prefeitura de Marabá, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), realiza nesta terça e quarta-feira (28 e 29), no plenário da Câmara Municipal, a 3ª Conferência Municipal das Cidades. O evento tem por objetivo debater a construção de políticas públicas voltadas ao Sistema de Desenvolvimento Urbano, como a área habitacional, visando à redução do déficit de moradia no município.

Nos dois dias, serão discutidos e debatidos temas para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade. O evento, que inicia às 8h e vai até as 17h30, é aberto ao público, com a participação de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Urbano, Gilson Dias, o objetivo central da conferência é garantir a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano, indicando as prioridades de atuação à SDU. Durante a conferência também serão eleitos os oito delegados que vão representar Marabá na Conferência Estadual das Cidades, em Belém, onde serão eleitos os delegados para a Conferência Nacional das Cidades, em Brasília.

No primeiro dia, pela manhã, haverá palestra sobre o Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano e debate. À tarde, acontece a apresentação do texto base da 5ª Conferência Nacional das Cidades e palestra sobre Instrumentos e Políticas de Integração Intersetorial e Territorial com Berenice de Souza Cordeiro, engenheira sanitarista pela Fiocruz e doutora em planejamento pela IPPUR/UFRJ.

Na quarta, pela manhã, acontece a 3ª palestra com o tema "Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade, com José de Andrade Raiol, autor do Relatório Urbano Ambiental de Marabá, promovido pela ONU; debates; a 4ª palestra com o tema: Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, ministrada por Osvaldo Garcia, secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades; e debate e discussão sobre Habitação, Saneamento e Mobilidade e Trânsito. À tarde, a partir das 14 horas, acontece debate na plenária e eleição dos delegados para a Conferência Estadual das Cidades, encerrando a conferência.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário