EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 2 de abril de 2013

JURÍ DE MATADORES DE AMBIENTALISTAS INICIA NESTA QUARTA-FEIRA, 03



José Claudio e Maria do Espírito Santo foram mortos em uma emboscada, em fevereiro de 2011,  na zona rural de Nova Ipixuna.  
 
Começa na manhã desta quarta-feira 03, no fórum de Marabá, a sessão do Tribunal do Jurí que irá julgar os três acusados de assassinar o casal de ambientalistas José Claudio e Maria do Espírito Santo, mortos em uma emboscada em fevereiro de 2011, em uma vicinal que dá acesso ao Projeto de Assentamento Praialta Piranheira, situado na zona rural do município de Nova Ipixuna, no sudeste paraense.  O crime teve repercussão internacional, sendo que o casal de extrativistas travava uma batalha histórica contra a ação de madeireiros e grileiros na região. A sessão está prevista para iniciar ás 9 horas da manhã . Os três acusados de tramar a morte do casal, José Rodrigues Moreira (mandante), Lindonjonson Silva e Alberto Lopes (executores) foram trasladados ontem para Marabá e levados para um presídio, onde ficarão até o início do julgamento. Toda a área do Fórum de Marabá será isolado na manhã de hoje, por homens da Polícia Militar. Somente pessoas credenciadas terão acesso ao salão onde ocorrerá o Julgamento.
A sessão será presidida pelo juiz Murilo Simão. Três promotores de justiça atuarão na acusação. A previsão é de que a sentença seja anunciada somente na noite de quinta-feira,04.   Uma delegação internacional da Right Livelihood Award, já está em Marabá para acompanhar o julgamento. Da delegação participam dois agraciados com o Right Livelihood Award (também conhecido como Prêmio Nobel Alternativo): Angie Zelter, representante da organização britânica Trident Ploughshares (RLA 2001) e o biólogo argentino Raúl Montenegro (RLA 2004). Também compõe esta comitiva Marianne Andersson, integrante do Conselho Diretivo da Fundação RLA e ex membro do Parlamento sueco. Já confirmaram presença também no julgamento, representantes da Anistia Internacional, entidade internacional de direitos humanos como sede em Londres, na Inglaterra.
Também estará presente Laisa Sampaio, irmã de Maria do Espírito Santo e esposa de José Cláudio,  juntamente com representantes do MHuD, entidades de defesa dos direitos humanos com sede no Rio de Janeiro. O MHuD é composto por artistas e intelecturais com atuação em Redes de TVs, Universidades e outros espaços.

Um comentário:

  1. E o jure dos Rezendes, pela morte do Silvério vai ser quando???????????????????????

    ResponderExcluir