EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CONTRUÇÃO DE USINA PREOCUPA ATINGIDOS POR BARRAGENS


Hidrelétrica de Marabá irá impactar 10 municípios em três Estados.  

Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, MAB, foram recebidos em audiência na tarde de ontem, no gabinete do prefeito de Marabá, João Salame. Durante o encontro, os membros do MAB pediram que o gestor interceda junto aos órgãos federais, no sentido de que sejam realizadas audiências Públicas para tratar sobre os impactos causados pela Usina Hidrelétrica Marabá (UHM), que será construída no município. 

Depois de ouvir a explanação dos líderes da entidade, o gestor se colou a disposição do movimento, para debater com a sociedade todos os possíveis impactos que o projeto vai causar na área ambiental e social. “É importante debater todos os pontos do projeto, para que não haja problema futuros”. Disse Salame ressaltando que pediu que aos integrantes do MAB a elaboração de um plano de ação, para apresentar ao município.

Segundo Rogério Hohn, coordenador do MAB, trata-se de um projeto que vai impactar 10 municípios nos Estados do Pará, Maranhão e Tocantins. “Esse projeto precisa ser amplamente debatido com as comunidades afetadas”. Disse Rogério. Os municípios afetados pela construção da usina são no Pará, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Marabá, Palestina do Pará, São João do Araguaia; Tocantins, Ananás, Araguatins, Esperantina, São Sebastião do Tocantins; e no Maranhão, São Pedro da Água Branca. 

Com um custo estimado de 2 bilhões de dólares, a usina, incluída no PAC 2, deve começar a ser construída em 2014, com prazo médio de construção de oito anos. A hidrelétrica de Marabá deverá ser uma das maiores do País, com capacidade de produção de 2.160 megawatts, tornando-se um aporte considerável para o Sistema Interligado Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário