EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 16 de abril de 2013

CPT DE MARABÁ DIZ QUE GRUPO CONTRATOU PISTOLEIROS PARA EXPULSAR FAMÍLIAS




Denuncia aponta para aliciamento de pessoas e despejo de veneno em plantações de sem terra.

Em nota distribuída à imprensa na tarde de ontem, a coordenação da Comissão Pastoral da Terra em Marabá relata que na última sexta feira, 12, trabalhadores rurais que ocupavam a Fazenda Castanhais, no município de Piçarra, prestaram depoimentos perante a Polícia Civil de Marabá e relataram que o Grupo Santa Bárbara contratou mais de uma dezena de pistoleiros para expulsar violentamente as 110  famílias que ocupam o imóvel há mais de 5 anos. “Fortemente armados com escopetas e revólveres, ameaçam os trabalhadores, interditam estradas, fazem revistas obrigando as todos a tirarem as roupas e ainda fotografam as pessoas”. Diz a nota da entidade narrando que no dia 28 de março deste ano, uma senhora, moradora de um município nas proximidades da Fazenda dos Castanhais, procurou a CPT para denunciar que seu filho, de 19 anos, foi contratado por uma pessoa de uma empresa de segurança, para trabalhar na referida fazenda, como vaqueiro.

Alguns dias depois, ainda de acordo com a denunciante, o filho da mesma lhe confidenciou que, na verdade estava atuando como “vigilante” da propriedade, juntamente com outras pessoas que foram contratadas na cidade.  “A mãe do rapaz então o questionou como ele estava trabalhando como vigilante se nunca fez um curso específico e não tem autorização para uso de armas. O rapaz então esclareceu para a mãe que, para não dar problema, a fazenda contrata todos como vaqueiros, mas, na verdade, a tarefa deles é outra: expulsar sem terras da fazenda”. Denuncia a Comissão Pastoral da Terra frisando que no dia 25 de março, duas trabalhadoras rurais acampadas no interior da Fazenda Castanhais, compareceram no escritório da CPT de Marabá para fazer uma denúncia das violências que um grupo de pistoleiros estavam praticando contra as pessoas nas proximidades do acampamento.

Segundo a denúncia, trata-se de um grupo de aproximadamente nove pessoas,  supostamente pistoleiros ligados à fazenda, portanto espingardas e facas.  Um dia após a denúncia houve um tiroteio no interior da fazenda, ocasião em que pistoleiros e trabalhadores saíram baleados. A denúncia foi encaminhada à Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá e Redenção. A CPT de Marabá também denuncia que aviões do Grupo Santa Bárbara despejaram veneno em roças situadas em três acampamentos de sem terra que estão localizados em fazendas do grupo (Fazendas: Cedro, Castanhais e Itacaiúnas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário