Evento abordou temas como o Programa de Correção de Fluxo
Escolar na Alfabetização e o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.
Cerca
de 800 pessoas, entre representantes da Associação dos Municípios do Araguaia,
Tocantins e Carajás, Amat Carajás, prefeitos, vereadores, autoridades ligadas à
Educação nas esferas municipal, estadual e federal reuniram-se nos últimos dias
12 e 13, no município de Itupiranga para a II Conferência de Educação do
município, com o objetivo de debater sobre o papel desse importante setor no
desenvolvimento local. Para tornar eficiente o processo de aprendizagem nas
escolas da rede pública municipal, especialmente na infância, foi convidada a
Professora Doutora Esther Pillar Grossi, coordenadora do Grupo de Estudos sobre
Educação Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa/MEC), para ministrar uma
palestra com o tema: “Os desafios para alfabetização na Idade Certa no Brasil”.
O
tema abordado vai ao encontro do Programa de Correção de Fluxo Escolar na
Alfabetização e do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para
os municípios que assumiram a proposta do MEC/Geempa, é importante atentar-se
que ao aderir ao Programa de Correção de Fluxo Escolar, o município deverá
realizar um diagnóstico para identificar em toda a Rede Municipal os alunos que
se enquadram no perfil do público-alvo do programa, ou seja, que estão em
defasagem com relação à escrita e a leitura, mesmo já tendo finalizado os anos
iniciais do ensino fundamental.
Na
oportunidade, também foram apresentadas, discutidas e deliberadas propostas que
darão subsídios para a elaboração do Plano Municipal de Educação e implantação
do Sistema Municipal de Educação, abrangendo as novas Orientações Curriculares,
suas diretrizes, metas e estratégias de implementação de uma nova política
educacional.
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