EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 7 de abril de 2013

PROJETO OFERECE ALTERNATIVA DE RENDA A AGRICULTORES FAMILIARES DE REDENÇÃO



Iniciativa prevê a melhorias na produção de ovos de galinha caipira. 
 
Em Rendenção, no sul do Pará, um projeto desenvolvido e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater) ajuda os agricultores familiares a melhorar a produção de galinha caipira e de ovo postura das aves. O trabalho oferece ao produtor uma nova alternativa de renda e influencia diretamente na melhoria da qualidade da alimentação das famílias.
Por meio de experiências desenvolvidas pela equipe da Emater, a partir do cruzamento de raças alcançou-se uma raça pura de galinha caipira, que tem tamanho e peso superior e garante três vezes mais o número de ovos por ave ao ano, se comparada à ave caipira (sem raça definida), criada de forma tradicional. A raça pura é resultado do cruzamento de espécies brasileira e americana.
Criada em moldes tradicionais, a galinha rende 80 ovos por ano. A raça pura caipira eleva a produção para até 260 ovos, se alimentada à base de ração. “No molde tradicional, mesmo com o agricultor deixando a ave pastar para se alimentar, se ela for geneticamente melhorada, ainda assim teremos uma produção de 160 ovos anualmente. A atividade tem viabilidade econômica”, diz Edilson Garcia, técnico em agropecuária da Emater, autor do projeto.
Agricultores interessados em desenvolver o projeto nas propriedades e com aptidão para a criação recebem da Emater dez pintos, em média, melhorados geneticamente, chamados de matrizes, gerados a partir da encubação dos ovos durante 20 dias a uma temperatura mediana de 37 graus.
Durante a entrega das aves, os agricultores recebem orientações fitossanitárias, técnicas de manejo de criação, preventivo das doenças, como vacinação, além de orientações para a fabricação artesanal da ração animal, o que diminui em pelo menos 30% os custos com a alimentação das aves. “Também orientamos a eliminação de todos os galos antigos para que a raça pura se desenvolva a contento”, enfatiza Edilson Garcia.
As aves já estão prontas para o abate a partir do quarto mês de vida, quando ultrapassam dois quilos de peso. O período é o mesmo para o início da produção de ovos. A produção tem mercado garantido. A unidade do frango custa em média R$ 25 no mercado local, e a dúzia de ovos, R$ 6.

2 comentários:

  1. Dr.Edilson Garcia,por favor,deixa que eu participe deste projeto, sou um apaixonado por isso, envié as matrizes, prometo remeter todos os relatórios.por favor,empresta-me sua atenção
    atenciosamente Hudson Garcia. hudsongarcia2012@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Dr.Edilson Garcia,por favor,deixa que eu participe deste projeto, sou um apaixonado por isso, envié as matrizes, prometo remeter todos os relatórios.por favor,empresta-me sua atenção,
    atenciosamente Hudson Garcia. hudsongarcia2012@gmail.com

    ResponderExcluir