EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PRODUTORES RURAIS DE CURIONÓPOLIS PARTICIPAM DA FESTA DO CAJÁ


Coleta da fruta é uma das bases econômicas da comunidade e dos Projetos de Assentamentos situados no município.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) realizou no sábado, 27, na comunidade Curral Preto, no município de Curionópolis, a tradicional Festa do Cajá, que este ano recebeu mais de 200 visitantes. O cajá ou o taperebá, como também é conhecido em outras regiões do Pará, é a fruta mais abundante na zona rural de Curionópolis.

A Festa do Cajá é idealizada pelo Sindicato Rural de Curionópolis, e tem como maior objetivo promover uma maior interação entre o campo e a cidade, além de valorizar o extrativismo da fruta. Segundo o chefe local da Emater, o técnico em agropecuária, Jorge Souza Lima, a coleta do cajá é uma das bases econômicas da comunidade e dos Projetos de Assentamentos Cachoeira Preta e Ipiranga, ambos situados em Curionópolis. “A polpa do cajá tem rendimento de até 60%. A fruta tem participação crescente no agronegócio. E é no ramal de Serra Pelada a sua maior produção no município de Curionópolis, estimamos uma média de 60 toneladas por safra”, disse Genival dos Santos, supervisor regional da Emater, que ministrou a palestra sobre a importância nutritiva e econômica do Cajá.

Segundos dados da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Região de Carajás (Cooper), uma das principais compradoras de frutas dos municípios em entorno, foi comercializado só com a comunidade mais de 45 toneladas do fruto nessa safra, de janeiro a março deste ano. “O produtor Edmilson Santos, campeão como maior extrator de cajá durante a Festa, vendeu mais de quatro toneladas e 800 quilos para a Cooper. Isso, sem destacar que o mercado está aberto também para a goiaba e o caju”, ressaltou o presidente da Cooperativa, Mauro Melo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário