EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 12 de abril de 2013

MINERADORA INVESTIU MAIS DE 25 MILHÕES EM PROJETOS EDUCACIONAIS NO PARÁ E NO MARANHÃO


No total, direta e indiretamente, mais de três mil pessoas foram beneficiadas, entre alunos, professores, técnicos e diretores de escolas.

Em 2012, mais de 25 milhões de reais foram investidos pela Vale no Pará e no Maranhão em 29 iniciativas implantadas pelo Torre Gente. O projeto da Vale foi criado para capacitar as comunidades destes dois estados para atender a demanda por profissionais qualificados e atrair e reter empregados com as melhorias no ensino local. No total, direta e indiretamente, mais de três mil pessoas foram beneficiadas, entre alunos, professores, técnicos e diretores de escolas. “O Torre Gente cumpriu 100% das principais metas para 2012. Estamos conseguindo elevar a qualidade da educação nas comunidades”, afirma a Gerente de Recursos Humanos de Projetos Educacionais, Janaína Pinheiro.

O Torre Gente é composto de iniciativas em várias frentes: a criação de Escolas Modelo, com distribuição de bolsas de estudo para a comunidade e incentivo à formação técnica; o Programa de Gestão Educacional, que oferece uma pós-graduação em gestão para administradores de escolas públicas; a reforma de escolas; e a criação de novas turmas de cursos técnicos.

Uma das ações pioneiras do projeto é a Escola Modelo, que dá aos jovens das comunidades de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Ourilândia a possibilidade de cursar ao mesmo tempo o ensino médio regular e o ensino técnico em Mecânica ou Eletrotécnica. O objetivo é que eles saiam da escola melhor preparados para o mercado de trabalho. Iniciado em 2011, com término previsto para 2015, atualmente atende 480 alunos oriundos da rede pública de ensino. 

O programa tem como objetivo capacitar os gestores de escolas públicas de ensino médio de três municípios do Maranhão (São Luís, Açailândia e Santa Inês) e cinco do Pará (Canaã dos Carajás, Marabá, Moju, Parauapebas e Tomé-Açu). A ação beneficia mais de 60 gestores no Pará, entre diretores e coordenadores, que ao fim da capacitação recebem um diploma de pós-graduação. São 16 horas de aulas por mês e 30 dias para colocar em prática a agenda de campo, com acompanhamento de uma consultoria. O projeto vai até agosto de 2013 e busca elevar os indicadores educacionais das escolas participantes. 

O Torre Gente é parte de um projeto maior chamado Comitê Norte, que tem o objetivo de preparar os estados do Pará e do Maranhão para os investimentos que serão feitos pela Vale na região nos próximos anos. O Comitê Norte também prevê ações para ampliação da infraestrutura física e de telecomunicações dessas regiões e para atração e desenvolvimento de fornecedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário