EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 4 de abril de 2013

VICE-GOVERNADOR DO PARÁ ENTREGA OBRAS NO BAIRRO MAIS ANTIGO DE MARABÁ


Obra beneficiará cerca de 5.600 moradores e resgatará uma dívida histórica com a população marabaense.

O vice governador do Pará, Helenilson Pontes, entregou ontem em Marabá um conjunto de melhorias urbanas no bairro Francisco Coelho, considerado o mais antigo da sede municipal. Com uma população pequena, cerca de 3.500 moradores, distribuídos por 467 residências, o bairro vai receber 48 novas unidades habitacionais, com toda a infraestrutura, incluindo abastecimento de água, esgotamento sanitário, vias pavimentadas, calçadas, drenagem e rede de energia elétrica.

O projeto de melhorias, executado mediante convênio entre o governo do Estado e o governo federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), contempla, além dos blocos residenciais, obras de pavimentação; paisagismo; instalação de 5,6 quilômetros de rede de abastecimento de água, com 1,2 mil novas ligações residenciais; esgotamento sanitário em 1.040 residências; assentamento de 3,3 quilômetros de rede de drenagem de águas pluviais e construção de poços de visitas e bocas de lobo, além da construção de quiosques e quadra poliesportiva.

Entre os benefícios há, ainda, um cais de arrimo na orla do Rio Itacaiúnas, com extensão de 300 metros. A obra ficou paralisada por três anos (de 2008 a 2010), período em que 48 famílias foram desalojadas de seus imóveis. Agora, essas famílias receberão as novas unidades habitacionais. Para Márcio Spíndola, titular da Secretaria de Integração Regional e Desenvolvimento Urbano (Seidurb), a obra, que beneficiará cerca de 5.600 moradores, do bairro Francisco Coelho e do seu entorno, resgata uma dívida histórica com a população marabaense.

Ainda em Marabá, o governador em exercício visitou as obras de implantação e expansão de sistema de abastecimento de água, a cargo da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). As obras incluem a construção de uma Estação de Tratamento, que atenderá o Núcleo Cidade Nova. Recentemente, o governo do Pará garantiu recursos superiores a R$ 112 milhões, por meio de uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, para financiar cerca de 50 obras em andamento no Estado, nas áreas de saneamento básico, urbanização e habitação, incluindo a nova Estação de Tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário