EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 15 de abril de 2013

PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS APONTA PARAGOMINAS COMO REFERÊNCIA NACIONAL



Ações Ambientais empregadas no município foram elogiadas por organizadores de encontro de prefeituras em São Paulo.  

Representantes de Paragominas participaram, na quinta-feira, 10, no Instituto Goethe, em São Paulo,  da abertura do  2º Encontro de Prefeituras Signatárias do Programa Cidades Sustentáveis.  O evento visa capacitar prefeituras com ferramentas de gestão baseados em indicadores sociais. Durante a manhã os participantes receberam material pedagógico e orientação de especialistas para subsidiar a proposição de ações e políticas públicas para a gestão 2013-2016. A iniciativa teve o patrocínio da BRF e foi realizado pelo Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP e pela Papel Social.

A prefeitura de Paragominas foi representada pelo secretário do meio ambiente Felipe Zagalo e pelo coordenador de comunicação da prefeitura Gilvan Capistrano, ambos participaram dos debates e apresentaram os avanços exitosos do município de Paragominas. Zagalo ratificou os avanços na questão ambiental e Gilvan Capistrano apresentou a forma de comunicação exercida para mobilização social e campanhas realizadas pela prefeitura de Paragominas. Para Maurício Broinizi, um dos idealizadores do Programa Cidade Sustentáveis, “Paragominas serve como referência para todo Brasil com o seus avanços na área não só ambiental como social e seus avanços estão dentro da base de projetos e programas que deram certo e serão socializados por toda rede que está formando agora.”

O Programa Cidade Sustentáveis entregou o material pedagógico que é composto por um DVD, um guia impresso e uma plataforma digital, que estará disponível na próxima semana, segundo informou Rosa Alegria, do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP, cuja equipe desenvolveu o kit. O DVD possui 13 vídeos com duração de 10 a 12 minutos cada um, nos quais foram ouvidos profissionais que relatam boas práticas, que servirão de exemplo para os signatários. O guia impresso, chamado GPS (Gestão Pública Sustentável), segue na mesma linha, complementando os vídeos. "Os vídeos e o manual foram construídos ao mesmo tempo. São dois materiais que se completam. Recomendo que não acessem apenas os vídeos ou só o manual. Façam um passeio pelos dois", recomendou Rosa Alegria.

Para ela, o material será um grande aliado dos municípios na tarefa de colocar em prática o programa e, assim, desenvolver cidades mais justas e sustentáveis. "Vocês abraçaram o desafio de uma nova gestão e com esse material poderão fazer um belíssimo radio-X da cidade, para saber onde podem melhorar, o que é possível acelerar e o que pode esperar um pouco mais", afirmou.

Um comentário:

  1. Parabens a todos que colaboraram para esse grande avanço que Paragominas alcançou.

    ResponderExcluir