EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 15 de abril de 2013

ABEL FIGUEIREDO ABRE RODADA DE CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS NA REGIÃO SUDESTE


Até agora, 118 dos 144 prefeitos determinaram a realização da programação em suas cidades.

Começou nesta sexta-feira, 12, em Abel Figueiredo, sudeste do estado, a primeira de uma série de Conferências Municipais que deverão acontecer até o dia 1º de junho em todos os municípios paraenses. Até agora, 118 dos 144 prefeitos determinaram a realização da programação em suas cidades. Estabelecido como um fórum legítimo de discussão, participação popular e integração entre o Poder Público e a população, as Conferências das Cidades propõem a definição de prioridades para a política de desenvolvimento urbano dos municípios, estados e do Distrito Federal para o período de 2014 a 2016.
Segundo Graça Pires, membro da Comissão Preparatória Estadual e do Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense, a Conferência é importante para que o município fique informado quanto à diretriz nacional das políticas voltadas para a questão urbana, “habilitando-o junto ao Ministério das Cidades e formando efetivamenteos Conselhos das Cidades”.

O prefeito de Abel Figueiredo, Adeilson Mateus, ressaltou a legitimidade da cobrança feita pela população local por moradia, destacando o crescimento da cidade e a necessidade da criação de um plano diretor urbano. “O déficit de moradias em Abel Figueiredo é grande, mas o município depende do Fundo de Participação dos Municípios. Por isso vamos criar o Conselho Municipal, para que possamos estar legalizados e aptos a receber do poder público o apoio que precisamos”, afirmou.

Sônia Pinto, membro da Comissão Estadual do Concidades, também destacou a importância da iniciativa do prefeito de Abel Figueiredo, que mesmo ainda em início de gestão decidiu por realizar a Conferência. Ela ressaltou ainda o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Integração Regional (Seidurb) e da Casa Civil, em apoiar a realização das Conferências nos municípios.
Com o tema "Quem muda a Cidade Somos nós: Reforma Urbana Já", as Conferências discutem as políticas de habitação, saneamento, transporte e mobilidade e política urbana, além de criarem os Conselhos das Cidades, nos municípios que não os possuem. As conferências são promovidas pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e em parceria com o Governo do Estado e prefeituras municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário