Associação discute a
implantação da Ferrovia Norte e Sul e também a Hidrovia Araguaia Tocantins.
O
prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, empossado na semana passada como novo
presidente da Amat Carajás, está acompanhando de perto os grandes projetos que
estão sendo desenvolvidos no sul e sudeste paraense. De acordo com Sancler, a
associação pretende trabalhar, durante o biênio de 2013/2014, inserida no
contexto “União e Diálogo”, tema que também fez parte da campanha de Sancler
nas eleições para a presidência da entidade. “Estamos vivendo em nossa região
um período bastante promissor, diante disso o lema de trabalho neste biênio
será a interligação da AMAT com os municípios associados, a fim de unir forçar
para juntos buscarmos investimentos, recursos e políticas públicas voltadas
para o desenvolvimento econômico da região, bem como de todo estado do Pará”
ressaltou Sancler.
A
atual direção da AMAT prevê um plano de trabalho com base nas necessidades de
cada município do sul e sudeste do Estado. Para tanto, a AMAT pretende ampliar
a articulação junto aos Governos Federal e Estadual a fim de tirar do papel
projetos que visam à verticalização da região, como a ampliação da ferrovia
Norte-Sul e a implantação da hidrovia do Araguaia-Tocantins. “Sabemos que a
efetivação desses projetos vai desencadear diversos entraves em nossa região e
alavancar as oportunidades para implantação de vários projetos estruturantes na
região, além de possibilitar a exportação da nossa produção” enfatizou o
presidente da associação.
Atualmente, Parauapebas,
Canaã dos Carajás, Curionópolis, Marabá, Água Azul do Norte, Ourilândia do
Norte e Tucumã já se tornaram referências na extração de minérios, apresentando
um grande potencial de desenvolvimento e nichos de futuros empreendimentos, mas
para que isso venha acontecer é necessário que as possibilidades de escoação
sejam efetivadas.
Com base neste entendimento,
já foi protocolado junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),
responsável pela obra de ampliação da ferrovia Norte-Sul, uma segunda sugestão
de projeto ferroviário, no qual foram inclusos os municípios de Rondon do Pará,
Paragominas e Curuçá, a fim de favorecer não só esses municípios, como também
todo o Estado, já que nessas proximidades tem uma grande demanda de cargas.
Outro projeto de fundamental
importância e que também foi inserido no discurso durante a cerimônia de posse,
foi a implantação da hidrovia do Araguaia-Tocantins, que vai permitir a plena
navegabilidade da Hidrovia do Araguaia, e aumentar a integração intra-estadual
com a consolidação de mais um eixo de conexão do Sul e Sudeste do Pará com as
regiões do Tocantins, Nordeste paraense e Região Metropolitana, assim como a consolidação
de um eixo alternativo para o escoamento de grãos do Centro-Oeste brasileiro. Porém,
para o projeto sair do papel é determinante a derrocagem do Rio Tocantins, no
trecho do Pedral de São Lourenço, e a ampliação do Porto de Vila do Conde. O
assunto já é tema em diversas discussões no plenário nacional. Um grande avanço
foi o anúncio da Vale, referente ao encaminhamento, junto ao governo federal,
do projeto executivo básico da derrocagem até o dia 30 de abril.
Este projeto trata de um
estudo mais detalhado com custos e procedimentos da obra. Um dos tão almejados
projetos que dependem da hidrovia é o da siderúrgica Aços Laminados do Pará –
ALPA, anunciada como grande passo para a verticalização da indústria paraense,
que em parceria com a empresa Sinobras, pretende movimentar a economia de
Marabá, com a fabricação e exportação de aço, e assim garantir a criação de um
polo siderúrgico no Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário