EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 12 de abril de 2013

AMAT ACOMPANHA PROJETOS NA REGIÃO


Associação discute a implantação da Ferrovia Norte e Sul e também a Hidrovia Araguaia Tocantins.

O prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, empossado na semana passada como novo presidente da Amat Carajás, está acompanhando de perto os grandes projetos que estão sendo desenvolvidos no sul e sudeste paraense. De acordo com Sancler, a associação pretende trabalhar, durante o biênio de 2013/2014, inserida no contexto “União e Diálogo”, tema que também fez parte da campanha de Sancler nas eleições para a presidência da entidade. “Estamos vivendo em nossa região um período bastante promissor, diante disso o lema de trabalho neste biênio será a interligação da AMAT com os municípios associados, a fim de unir forçar para juntos buscarmos investimentos, recursos e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico da região, bem como de todo estado do Pará” ressaltou Sancler.

A atual direção da AMAT prevê um plano de trabalho com base nas necessidades de cada município do sul e sudeste do Estado. Para tanto, a AMAT pretende ampliar a articulação junto aos Governos Federal e Estadual a fim de tirar do papel projetos que visam à verticalização da região, como a ampliação da ferrovia Norte-Sul e a implantação da hidrovia do Araguaia-Tocantins. “Sabemos que a efetivação desses projetos vai desencadear diversos entraves em nossa região e alavancar as oportunidades para implantação de vários projetos estruturantes na região, além de possibilitar a exportação da nossa produção” enfatizou o presidente da associação.

Atualmente, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Marabá, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte e Tucumã já se tornaram referências na extração de minérios, apresentando um grande potencial de desenvolvimento e nichos de futuros empreendimentos, mas para que isso venha acontecer é necessário que as possibilidades de escoação sejam efetivadas.
Com base neste entendimento, já foi protocolado junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela obra de ampliação da ferrovia Norte-Sul, uma segunda sugestão de projeto ferroviário, no qual foram inclusos os municípios de Rondon do Pará, Paragominas e Curuçá, a fim de favorecer não só esses municípios, como também todo o Estado, já que nessas proximidades tem uma grande demanda de cargas.

Outro projeto de fundamental importância e que também foi inserido no discurso durante a cerimônia de posse, foi a implantação da hidrovia do Araguaia-Tocantins, que vai permitir a plena navegabilidade da Hidrovia do Araguaia, e aumentar a integração intra-estadual com a consolidação de mais um eixo de conexão do Sul e Sudeste do Pará com as regiões do Tocantins, Nordeste paraense e Região Metropolitana, assim como a consolidação de um eixo alternativo para o escoamento de grãos do Centro-Oeste brasileiro. Porém, para o projeto sair do papel é determinante a derrocagem do Rio Tocantins, no trecho do Pedral de São Lourenço, e a ampliação do Porto de Vila do Conde. O assunto já é tema em diversas discussões no plenário nacional. Um grande avanço foi o anúncio da Vale, referente ao encaminhamento, junto ao governo federal, do projeto executivo básico da derrocagem até o dia 30 de abril.

Este projeto trata de um estudo mais detalhado com custos e procedimentos da obra. Um dos tão almejados projetos que dependem da hidrovia é o da siderúrgica Aços Laminados do Pará – ALPA, anunciada como grande passo para a verticalização da indústria paraense, que em parceria com a empresa Sinobras, pretende movimentar a economia de Marabá, com a fabricação e exportação de aço, e assim garantir a criação de um polo siderúrgico no Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário