EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

“MINHOCÃO” ABRE O CARNAVAL DE TUCURUÍ


Bloco surgiu da unificação dos feirantes e comemora este ano 21 anos de fundação.

O município de Tucuruí, no sudeste do Pará, abriu oficialmente ontem o carnaval 2013. A abertura aconteceu com mais de um mês de antecedência e levou milhares de foliões às ruas do município. Como ocorre tradicionalmente todos os anos, o bloco “Minhocão”, também conhecido como o “Bloco dos Sujos”, um dos mais tradicionais de Tucuruí, comandou a festa de abertura do carnaval 2013 e arrastou mais de 10 mil foliões. A festa teve início a tarde e entrou pela noite. Os organizadores do evento Astrogilda Silva, diretora do bloco, Zezinho Estumano, presidente da Liga das Escolas de Samba de Tucuruí, Liestuc e Marivani Ferreira, Secretária de Educação e Cultura do município optaram por um trajeto pequeno de apenas 2 quilômetros no primeiro dia de desfile do “Minhocão”, sendo que a folia se encerrou nas Escadarias da Santo Antônio. “Dessa forma conseguimos administrar melhor o evento. Nos próximos dias iremos aumentar o trajeto”, afirmou Marivani.

Em contato com O Liberal, a assessoria da prefeitura de Tucuruí disse que o município é o maior patrocinador do evento sendo diretamente responsável pela estrutura, segurança, grandes atrações e uma extensa programação. “A nossa preocupação é que os foliões do município e os de outras cidades que nos prestigiam nesse período possam aproveitar nosso Carnaval com alegria e toda a estrutura necessária como hotéis, restaurantes, hospitais e principalmente muita segurança”, disse o prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira. A partir de agora, até a festa do carnaval, o bloco Minhocão sairá às ruas todos os domingos, sempre acompanhado com um trio elétrico.  

O bloco Minhocão, que surgiu da unificação dos feirantes, comemora este ano 21 anos de fundação concentrando-se todos os domingos em frente ao mercado municipal, e de lá saem pelas ruas da cidade aonde todos os foliões vão atrás do carro alegórico. As fantasias são as mais diversificadas, principalmente homens vestidos de mulheres e vice versa, fazendo a festa por onde passam munidos com trigo, amido de milho e carimã. Os brincantes saem fazendo a animação por onde passam, com banda de música, carros de som automotivos e um mega trio elétrico que puxa os milhares de foliões que acompanham o Minhocão. A festa conta com a presença de famílias, idosos e crianças e é acompanhada de perto por homens da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran e ainda Conselho Tutelar e ambulâncias do Samu.

 

Um comentário:

  1. queria baixar as musicas do minhocão do ano passado e a desse ano pra nós que estamos aqui no jirau fazer o minhocão arrbentar aqui tambem.

    ResponderExcluir