EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MARABÁ IRÁ RETOMAR AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO NO PERÍODO DA PIRACEMA

Falta de recursos financeiros suspendeu temporariamente as operação de fiscalização nos rios Tocantins e Itacaiúnas.

Apesar da profunda crise financeira em todos os setores da prefeitura de Marabá, os agentes da secretaria de Meio Ambiente prometem retomar as ações de fiscalização da Piracema, período de reprodução das espécies em que é expressamente proibida a pesca, prazo que vai de 01 de novembro a 28 de fevereiro. A previsão é a retomada do defeso das espécies hidrográficas nas próximas 48 horas. 

Segundo o titular da Semma, engenheiro Carlos Brito, uma reunião no início da noite desta quarta-feira, 09, com a administração municipal definirá as prioridades daquela secretaria, incluindo a fiscalização da piracema. “Disseram-me que existem pescadores lançando redes em frente à orla de Marabá. Imagina o que está acontecendo em toda a extensão do Tocantins no município”, ressalta Brito.

O defeso da piracema é uma ação de governos que visa permitir a proteção dos peixes das bacias hidrográficas enquanto se reproduzem. Nesse período as espécies ficam mais vulneráveis, tornando-se presas fáceis da pesca predatória. Por outro lado, as comunidades carentes de Marabá foram beneficiadas esta semana com a doação de 5,3 toneladas de peixe da espécie Mapará. O pescado foi apreendido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

No mês de novembro foram três apreensões, todas na Orla do rio Tocantins. O pescado foi distribuído para a Casa de Emaús (bairro Amapá), comunidades dos bairros da Paz, Filadélfia, Belo Horizonte, Aeroporto, Bela Vista com apoio das respectivas associações; e no bairro São Miguel da Conquista, diretamente à população, porque não foi encontrada a associação de moradores. As incursões da SEMMA resultaram ainda na apreensão de quatro embarcações, sendo três canoas do tipo rabeta e um barco de maior porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário