Convênio permitirá viabilizar a infraestrutura para a execução do processo seletivo especial ao curso ainda em 2013.
O Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA) terá turma única do curso de Graduação em Medicina. A oferta inicial de 30 vagas no município foi possibilitada mediante convênio da UFPA com a Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Belo Monte, por meio do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS Xingu). O convênio permitirá viabilizar a infraestrutura para a execução do processo seletivo especial ao curso ainda em 2013.
O curso teve projeto político pedagógico elaborado pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA e será inteiramente financiado pelo Ministério da Educação (MEC). Dentre outros pontos de pauta, o processo de implantação do curso de Medicina no Campus de Altamira foi apreciado em ad referendum pelo reitor Carlos Maneschy e aprovado por unanimidade, mediante quebra de interstício, durante a primeira reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA, no ano de 2013, realizada na quinta-feira (24.01).
De acordo com o relator do parecer de criação do curso, professor Tadeu Oliver Gonçalves, representando a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Freitas, o curso deverá atender toda a região da Transamazônica e Xingu próximas a Altamira, dando oportunidade aos egressos do curso para suprir as necessidades de profissionais da área de Saúde no Oeste do Pará. Prioritariamente, o curso será ofertado em turma única, devendo a possibilidade de ofertas posteriores ser discutida, futuramente, pela Instituição. O edital com as regras do concurso para ingresso no curso ainda não tem data definida para ser publicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário