EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 8 de outubro de 2013

SEMMA ANALISA PROJETO DE REFORMA DO CENTRO DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS


 
Resultados servirão como subsídio para o Plano de Medidas Compensatórias do Relatório de Impacto de Meio Ambiente (Rima) da Cargill.

Começa a ser analisado, neste mês, o projeto de Reforma e Aparelhamento Tecnológico do Centro Municipal de Informações Ambientais (Ciam), elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Meio Ambiente do município de Santarém (Semma), entregue em setembro à empresa Cargill Agrícola S/A. O documento resulta de uma série de discussões entre técnicos da Sema, Prefeitura de Santarém e a empresa, cujos resultados servirão como subsídio para o Plano de Medidas Compensatórias do Relatório de Impacto de Meio Ambiente (Rima) da Cargill, que tem projetos de licenciamento no órgão.

O Ciam, que passará por reforma e aparelhamento, foi criado para abrigar o Banco de Dados Georreferenciados de Santarém, que permitirá organizar os indicadores ambientais, elaborar e detalhar o Zoneamento Ecológico Econômico, implantar um Laboratório de Sensoriamento Remoto, desenvolver a Educação Ambiental, fazer o levantamento da situação ambiental quanto ao meio físico, biótico e socioeconômico, fiscalizar, gerar e atualizar mapas temáticos do município (fundiário, uso da terra, atividades produtivas, florestal, urbanístico, áreas protegidas, etc) e fortalecer os instrumentos de planejamento ambiental.

Em parceria com a Sema, via Coordenadoria de Ordenamento Ambiental, o Ciam terá a responsabilidade de fazer a Gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), executar o Monitoramento e Controle do Desmatamento e promover a integração do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam) ao Sistema Municipal para fins de acompanhamento dos processos e das atividades licenciadas pelo órgão estadual de Meio Ambiente e, futuramente, pela Semma de Santarém. Foi reforçado, também, o apoio que o Centro dará às ações de Ordenamento Ambiental nos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra.

O Planejamento Ambiental vai fortalecer as funções do Centro no sentido de contribuir para a implantação de novos modelos produtivos e arranjos institucionais a partir da parceria entre Sema, Semma e a empresa Cargill, com o objetivo de melhorar a gestão ambiental no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário