EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

PREFEITURAS DA TRANSAMAZÔNICA APROVAM R$ 4,5 MILHÕES PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


 
Municípios integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Transamazônica e Xingu (CIDS).

Uma parceria entre oito prefeituras da região da Transamazônica com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e organizações locais e estaduais aprovou dois projetos durante a 21ª reunião do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu (CGDEX), realizada em Altamira, no oeste do Pará. Com um montante no valor de R$ 4,5 milhões, os projetos visam o fortalecimento das secretarias de meio ambiente para o cumprimento das políticas públicas na região Transamazônica e Xingu e a recuperação de áreas para a produção de alimentos em propriedades de agricultura familiar nos municípios de Placas, Uruará, Medicilândia, Brasil Novo, Anapú, Pacajá, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio.

As prefeituras integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Transamazônica e Xingu (CIDS). Resultado de projeto executado pelo IPAM em parceria com a Fundação, Viver, Produzir e Preservar (FVPP) e secretarias municipais locais, o Consórcio Intermunicipal, criado legalmente em 2011, tem como objetivo motivar a adoção de medidas legais pelo poder público para a redução de emissões causadas por desmatamento e queimadas, ao mesmo tempo viabilizando alternativas econômicas que garantam a conservação de estoques florestais, com maior rentabilidade das áreas já abertas e a melhoria da qualidade de vida da população rural. “É uma satisfação ver a aprovação destes dois projetos que irão ajudar na consolidação das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável dos municípios envolvidos no CIDS”, comentou Marina Sperotto, Presidente do CIDS e Prefeita Municipal de Brasil Novo.

Para o secretário estadual Justiniano Netto, coordenador do Programa Municípios Verdes (PMV), a parceria do IPAM com os municípios participantes do projeto será fundamental para consolidar as iniciativas do programa estadual na região da Transamazônica. “O projeto auxiliará no avanço da agenda do PMV na região, aumentando o ordenamento ambiental e colaborando para o controle do desmatamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário