EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

JUIZ DE ITAITUBA ACATA AÇÃO CONTRA CELPA

                                                         Promotor Maurim Vergulino
Juiz determinou que empresa adote providências para evitar oscilações e interrupção do fornecimento de energia.
 
O juiz Claytoney Passos Ferreira, respondendo pela 2ª Vara Cível de Itaituba, sudoeste do Estado, deferiu parcialmente o pedido de liminar ajuizado pelo Ministério Público do Estado (MPE) por meio dos promotores de Justiça Maria Tavares, Maurim Vergolino, Manoel Adilton e Renata Campos. A decisão determina que a Central Elétrica do Pará (Celpa) adote, no prazo de 30 dias, providências necessárias para evitar oscilações e interrupção do fornecimento de energia elétrica na cidade de Itaituba, para pôr fim aos vários prejuízos em diversos serviços públicos, inclusive em hospitais evitando risco de morte aos pacientes que necessitam do uso de aparelhos alimentados por energia elétrica, bem como à população em geral, que tem prejuízos econômicos e materiais com essas irregularidades.
 
Caso a Celpa descumpra o que foi determinado na liminar, será fixada multa diária no valor de 10 mil reais ao responsável pelo descumprimento da decisão, a ser revestida em favor de obras sociais até o limite de 500 mil reais. Na Ação, o MP se baseou em várias reclamações feitas pelos hospitais Dom Bosco e Cristo Salvador, órgãos municipais como a secretaria municipal de assistência social, meio ambiente e produção, Departamento de Trânsito do Estado (Detran),15º Batalhão Transamazônica, Coordenadoria de trânsito de Itaituba e 34ª Zona eleitoral a respeito do precário funcionamento de energia.
 
As reclamações de oscilações constantes de energia elétrica no município que prejudicam as inúmeras atividades nos locais acima citados. Danos a equipamentos eletrônicos, transtornos ao atendimento da Zona eleitoral, sistema de semáforos danificados, entre outros problemas. Em oitivas requeridas pela promotoria os representantes da Celpa Alexandro de Freitas e Jeovan Chagas informaram ao MP que não de responsabilidade da Celpa, interrupções de energia elétrica, que segundo eles, resultam das ocorrências das linhas de transmissão do sistema Tramoeste de responsabilidade da Eletronorte.
 
Os representantes afirmaram que uma reunião foi marcada para agosto com Eletronorte, Agência Nacional de Energia Elétrica, Operador Nacional do Sistema Elétrico e Ministério de Minas e Energia para debater o assunto. A ação também pede indenização aos consumidores lesados e que a Celpa ofereça um serviço de energia sem oscilações e interrupções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário