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quarta-feira, 23 de outubro de 2013

AUTORIDADES DISCUTEM PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA FERROVIA SANTARÉM-CUIABÁ

Ferrovia ligará o estado de Mato Grosso ao município de Santarém, nos trechos Rondonópolis a Cuiabá e Cuiabá a Santarém

Autoridades Estaduais e municipais participaram ontem de uma reunião para discutir a implantação do projeto de construção da Ferrovia Santarém-Cuiabá. A reunião, realizada no município de Belterra, contou com a participação dos prefeitos Everton Banha, de Uruará, Alexandre Von, de Santarém Dilma Serrão, de Belterra e ainda o deputado Airton Faleiro.   

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gifA infraestrutura logística é apontada como gargalo para a atividade agrícola nacional. Especialistas afirmam que para viabilizar a ferrovia ligando Cuiabá (MT) a Santarém (PA) - eixo logístico prioritário para o país, serão necessários investimentos na ordem de R$ 10 bilhões.

A ferrovia ligará o estado de Mato Grosso ao município de Santarém, nos trechos Rondonópolis a Cuiabá e Cuiabá a Santarém. Será uma alternativa para o escoamento da produção, paralelamente à BR-163.

Foi apresentado um estudo realizado por técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a participação de representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), do secretário extraordinário de Acompanhamento de Logística Intermodal de Transporte, Francisco Vuolo, do secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Pará, Davi Araújo Leal, e do presidente da AMUT, prefeito de Uruará, Everton Banha. De acordo com Banha, do ponto de vista da estratégia da logística, a ferrovia Cuiabá-Santarém é fundamental para o Brasil e principalmente para a região. “Neste momento precisamos de uma nova alternativa para o escoamento da produção, e os municípios da AMUT estarão unidos nesta causa”, disse. O prefeito de Santarém, Alexandre Von, explicou que só a BR-163 não é suficiente para retirar a grande produção de grãos e outros produtos do Mato Grosso e Centro-Oeste pelo porto de Santarém ou pelos portos do Norte.  

A prefeita de Belterra, Dilma Serrão,disse que pelos estudos apresentados está definido que a ferrovia não vai acompanhar a Rodovia BR-163 até o porto de Santarém. “Os trilhos devem ser desviados a partir da região do planalto, mas será de grande importância para esta região”, concluiu.

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