EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 22 de outubro de 2013

MOSTRA NACIONAL DESTACA CONTROLE DA MALÁRIA EM MUNICÍPIOS DE BELO MONTE

 

Redução dos casos da doença em 80% em cinco cidades serviu de inspiração e aprendizagem para centenas de especialistas

O controle da malária nos municípios da região de Belo Monte foi um dos destaques na Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de outubro, em Brasília. A redução dos casos da doença em 80% em cinco cidades serviu de inspiração e aprendizagem para centenas de especialistas que compareceram ao evento.

O Plano de Ação para o Controle da Malária (PACM) foi elaborado e proposto pela Norte Energia em parceria com os gestores dos governos municipais, estadual e federal.  “Entre os 700 trabalhos inscritos, ficamos entre os três selecionados para a exposição e isso é uma vitória”, comemora o coordenador do Programa de Controle da Malária da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, Cláudio Cardoso, que acompanhou o evento. Ele conta que em 2013 todo o estado teve redução de 71% dos casos de malária e que os números dos municípios do entorno de Belo Monte – principalmente Altamira e Pacajá – foram fundamentais para alcançar este índice. “Ano que vem pretendemos concorrer a prêmios e o trabalho em Belo Monte contribuiu bastante”, diz.

O objetivo do plano é que evitar que ocorra aumento dos casos de malária, de possíveis impactos ambientais pela construção e operação da usina. A redução da transmissão da malária aconteceu Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Anapu, na área de influência direta da Usina; além de Pacajá, principal porta de entrada no sudoeste paraense pela Transamazônica. Esses municípios contam com aporte de R$ 36 milhões da Norte Energia em seis anos. A redução dos casos aconteceu entre janeiro e setembro de 2013, comparado ao mesmo período de 2011, ano de implantação do PACM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário