EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PLANTÃO:

NOVO PROGRESSO RECEBE KITS AMBIENTAIS

O município de Novo Progresso recebeu esta semana kits ambientais para o fortalecimento da gestão ambiental municipal, que são compostos por motos, capacetes, binóculos, câmeras fotográficas e GPS, que irão apoiar as atividades de fiscalização, controle e monitoramento. Os equipamentos foram entregues pelo secretário de Meio Ambiente do Estado, José Alberto Colares, ao secretário de Meio Ambiente do município, Manoel Malinski. Os equipamentos irão dar suporte à fiscalização do município e permitir que o órgão ambiental tenha melhor acesso aos proprietários rurais da região, para estimulá-los a realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

SEMA APREENDE PESCADO EM SANTARÉM

No período de 01 de setembro a 01 de fevereiro 2014 está proibida a pesca de tucunaré, surumbim, tambaqui, pescada edourada, com base na instrução normativa do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Por conta disso, uma equipe da SEMA de Santarém, apreendeu esta semana na Comunidade Água Preta na região de Aritapera, aproximadamente 70 Kg de pescado ilegal, prontos para a comercialização.  Várias espécies foram apreendidas, entre elas estavam o tucunaré, surumbim, tambaqui, pescada e dourada. No local, os fiscais apreenderam também 25 redes de pesca.

ALTAMIRA FISCALIZA LAVA JATOS

As Secretarias de Meio Ambiente e Finanças de Altamira realizaram fiscalização a lava jatos da cidade, para verificar a licença de funcionamento dos estabelecimentos e também o cumprimento da lei ambiental, já que esse tipo de serviço afeta diretamente o meio ambiente. Altamira conta hoje com 30 pontos cadastrados no sistema da prefeitura, mas a maioria deles funcionam de forma irregular. Nos pontos onde as licenças de funcionamento e ambiental não foram apresentados os proprietários foram notificados e devem retirar os documentos junto aos órgãos competentes. A fiscalização faz parte do trabalho da prefeitura em regularizar os estabelecimentos.

IBAMA SÓ TEM UM FISCAL EM XINGUARA

Dois 12 funcionários de fiscalização que o IBAMA tinha em seu escritório de Xinguara, só restou um. Os demais foram transferidos para outros municípios ou se aposentaram. A falta de fiscalização da flora e da fauna na região tem trazido prejuízos para o meio ambiente. Hoje não há mais fiscais atuando no combate ao tráfico de animais, queimadas das matas, extração e transporte ilegal de madeiras, extração de areia, poluição de córregos e rios, pesca predatória, desmatamento, e caça predatória.

MARABÁ RECADASTRA BENEFICIÁRIOS

O município de Marabá realiza, até o dia 25 de outubro, o recadastramento dos beneficiários do programa de Benefício de Prestação Continuada – BPC – do Governo Federal. O BPC tem o objetivo de desenvolver ações integradas, visando garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, beneficiários do programa, quem tem como principal diretriz a identificação das barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência dessas crianças com necessidades na escola, envolvendo as políticas de educação, assistência social, saúde e direitos humanos, visando à superação dessas barreiras. Os documentos necessários para o recadastramento são RG e CPF do responsável, RG, CPF, certidão de nascimento, cartão do SUS, número do benefício e comprovante de residência do beneficiário. Todos os documentos devem ser originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário