EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 8 de outubro de 2013

FUNDAÇÃO CURRO VELHO REALIZA OFICINAS DE MÚSICA EM PARAGOMINAS


Projeto Choro do Pará ministra oficinas de violão, cavaquinho, percussão e instrumentos s como flauta e trompete.

Cerca de 35 alunos entre crianças, jovens e adultos participam até a próxima sexta-feira, 4, das oficinas de música do projeto Choro do Pará, realizado pelo Governo do Estado por meio da Fundação Curro Velho. As oficinas são de violão, cavaquinho, percussão e instrumentos solos como flauta, saxofone, trompete, entre outros. No encerramento das oficinas será apresentado o resultado da formação dentro da programação do II Salão do Livro de Paragominas. Luíz Carlos Souza, 30 anos, toca saxofone e é um dos integrantes da Orquestra Municipal professor Daniel Nascimento. O músico está entusiasmado com a oportunidade de aprender uma nova linguagem musical, o Choro. “Sou veterano na Orquestra e ouvia choro raramente. Essa oficina deu um 'upgrade' para nós músicos. Fiquei muito curioso em aprender a linguagem do Chorinho. Estou adorando a oportunidade e espero ainda formar um grupo de Choro aqui em Paragominas”, revela o aluno.

E o choro não atraiu somente adultos. Ávila Rebeca Oliveira tem 10 anos é aluna da Escola de Música professor Daniel Nascimento, em Paragominas. O nome da escola é uma homenagem à memória do professor de música que implementou o projeto de musicalização na cidade. Rebeca Oliveira toca violão e aprovou a oportunidade de conhecer o Chorinho. “Eu participo das aulas de música aqui na escola. Já tinha escutado o Chorinho, estou gostando muito, é fácil a linguagem. Com muita dedicação é que se aprende”, afirma a aluna.

A realização das oficinas de música em Paragominas é uma ação da Diretoria de Extensão, por meio da Gerência de Interiorização, que desenvolve nos municípios paraenses, comunidades quilombolas e indígenas, oficinas de arte e ofício. As oficinas de Choro do Pará receberam o apoio da Secretaria de Cultura de Paragominas e da Escola de Música Professor Daniel Nascimento.

Para a coordenadora pedagógica da Escola de Música de Paragominas, Tirza Gonçalves, as oficinas da Fundação Curro Velho no município irão formar multiplicadores da Linguagem do Choro. “Para essas oficinas de música, além dos alunos da escola, convidamos os músicos populares de Paragominas. Queremos capacitar os músicos para que possam tocar o gênero com a formação de grupos de Choro”, finaliza Tirza Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário