EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 29 de junho de 2013

PARAGOMINAS VAI REALIZAR CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE


Município conta com o trabalho da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, que separam o lixo e vendem para o mercado local


O município de Paragominas realiza hoje, no Auditório Inocêncio Oliveira, do Sindicato dos Produtores Rurais, a terceira edição da sua Conferência de Meio Ambiente, com o tema "Resíduos Sólidos". Segundo a organização do evento, a conferência tem base na discussão em torno da Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS, aprovada após 21 anos de discussão no Congresso Nacional, que marcou o início de uma forte articulação institucional envolvendo a União, Estados e Municípios, norteando o setor produtivo e a sociedade na busca de soluções para os graves problemas causados pela gestão inadequada de resíduos, que compromete a qualidade de vida do povo.

A escolha do tema como foco da 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente é necessária para difundir informações, conhecer as iniciativas exitosas e os entraves na gestão de resíduos em Paragominas e, principalmente para mostrar à sociedade local que esses resíduos podem se transformar em um bem econômico e de valor social. Há 5 anos, o município conta com o trabalho da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paragominas, que separam o lixo e vendem para o mercado local e regional, mas ainda em baixa escala.

Serão debatidos 4 eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução de Impactos Ambientais; Educação Ambiental; e Geração de Trabalho, Emprego e Renda. Para o Secretário de Meio Ambiente, Felipe Zagalo, discutir o assunto "Resíduos Sólidos" é um desafio para todos os municípios brasileiros, para que se construa um grande pacto social de comprometimento sobre a destinação deste "lixo" e como ele poderá ser reaproveitado. "Discutir políticas públicas, principalmente no que diz respeito à destinação desse lixo é de fundamental importância, visto que podemos transformá-los em renda. O reaproveitamento dos resíduos sólidos reduz a necessidade de retirar da natureza a matéria-prima, pois eles podem servir para a produção de novos produtos ou até fonte de energia", explica Zagalo. "A Conferência é um momento em que todos podem contribuir para a elaboração de uma política municipal de resíduos gerados, as respectivas alternativas de gestão e gerenciamento, bem como traçar metas para diferentes cenários.

Além disso, Paragominas já começou a elaboração de seu plano municipal e buscamos junto a outras cidades, modelos para trocar experiência e implantar ações exitosas por aqui também", diz o Prefeito de Paragominas, Paulo Tocantins.


Nenhum comentário:

Postar um comentário