EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 1 de junho de 2013

MINISTRA DO TSE LUCIANA LOSSIO É A RELATORA DO RECURSO QUE PEDE A CASSAÇÃO DO DIPLOMA DE DAVI RESENDE


                                                           Ministra Luciana Lossio
 
Ministério Público Federal pede o cumprimento do artigo 15, uma vez que fazendeiro está inelegível por 8 anos.

A Ministra do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, Luciana Lossio, é a relatora do Recurso Especial protocolado pelo Ministério Público Eleitoral, que pede o cumprimento do artigo 15 da Lei Eleitoral por conta da condenação do fazendeiro a 8 anos de inelegibilidade por financiamento ilegal de campanha. O artigo 15 prevê a cassação do diploma ou registro de candidato que tiver contra si condenação de inelegibilidade. Ontem, sexta-feira, 31, a ministra mandou o recurso para a análise do Ministério Público Eleitoral em Brasília. Assim que retornar do MPE, o recurso será colocado em pauta para ser votado no pleno do Tribunal Superior Eleitoral.

Entenda o caso – Em dezembro de 2012, os juízes do TRE do Pará, a unanimidade, condenaram Davi Resende a 8 anos de inelegibilidade e ao pagamento de multa de R$ 50 mil reais por conta do mesmo ter recebido mais de R$ 200 mil reais da prefeitura de Ulianópolis, a título de pagamento de aluguel de três imóveis. (Demutran, Biblioteca e Secretaria de Educação).

Os valores dos alugueis sofreram acréscimo exorbitante no ano eleitoral, sendo que o TRE entendeu que o fazendeiro recebeu FINANCIAMENTO ILEGAL DE CAMPANHA. Depois que foi comunicado sobre a condenação, o juiz Luis Otávio Moreira, da 84ª Zona Eleitoral, cassou o diploma de Davi Resende e de sua vice, Neusa Pinheiro, em cumprimento ao artigo 15.

Os advogados do fazendeiro recorreram da decisão do juiz Luís Otávio, sendo que o Tribunal manteve o fazendeiro no cargo, sob o argumento de que a vice prefeita não foi chamada na Ação que resultou na inelegibilidade de Davi Resende. No entanto, o procurador federal Igor Figueiredo, do Ministério Público Eleitoral, recorreu da decisão do TRE do Pará, ressaltando que o fazendeiro deve ter o diploma cassado porque o cumprimento do artigo 15 é uma consequência da sua condenação. “Não há de se falar no não chamamento da vice porque se trata de uma consequência da condenação de Davi Resende. Embora a condenação tenha sido imposta somente ao candidato a prefeito, a Lei Eleitoral é clara quando afirma que deve ter o registro ou diploma cassado o candidato que tiver sentença de condenação proferida por órgão colegiado”. Diz o procurador no Recurso ressaltando que o TRE do Pará violou a Lei Eleitoral ao manter o fazendeiro no cargo. “É um contrassenso manter no cargo um candidato condenado pela justiça eleitoral, como se elegível fosse”. Diz o Recurso.

DIPLOMA FALSO -  Por outro lado, também está tramitando no TSE em Brasília, sob a relatoria do Ministro Marco Aurélio Mello, o Recurso da coligação “O Povo Quer Mudança”, que pede a cassação do registro de Davi Resende porque o mesmo apresentou um diploma falso, de técnico em contabilidade, para não ser submetido a teste de alfabetização. Na primeira instância (84ª Zona Eleitoral), o juiz Manuel Macedo deferiu o registro mesmo depois que a fraude foi descoberta. No TRE em Belém, em votação apertada, 3 votos a 2, os juízes mantiveram o registro de Davi Resende, sob o argumento de que o mesmo teria anexado aos autos uma declaração de próprio punho apresentando seu plano de governo. No entanto, a coligação recorreu da decisão no TSE em Brasília, sendo que o parecer emitido pela vice Corregedora Geral do Ministério Público Eleitoral, Sandra Cureau, já se manifestou pelo INDEFERIMENTO DO DIPLOMA de Davi Resende porque o mesmo não comprovou ser alfabetizado. Para a CORREGEDORA, o TRE DO PARÁ ERROU ao não submeter o fazendeiro ao teste de escolaridade. Sandra Curreau afirma no parecer que não há provas no processo que possam atestar que a declaração anexada nos autos tenha sido feita por Davi Resende. “A Lei Eleitoral é clara quando afirma que a declaração de próprio punho, para ser considerada como prova, tem que ter sido firmada na presença de um juiz eleitoral ou de serventuário designado pela justiça eleitoral”. Diz a corregedora no Parecer.  

NOTA DO BLOGGER – Como o leitor pode perceber, duas Ações contra Davi Resende já estão no TSE em Brasília. Considerando a lentidão da justiça paraense, isto é um verdadeiro recorde. Digo isso porque em muitos municípios do Pará existem Ações que ainda não tiveram sequer audiência de 1ª Instância. Ou seja, até agora Davi Resende estava levando vantagem e se mantendo no cargo. Ele já gastou mais de 2 milhões de reais. (Dinheiro dos cofres da prefeitura). Agora é esperar as decisões de Brasília. Lá, como todos sabemos, o buraco é mais embaixo. Enquanto isso, o fazendeiro vai escapando como pode, apelando até mesmo para dupla sertaneja. E haja dinheiro público para bancar as despesas.     

9 comentários:

  1. evandro eu estou confiante e sempre tive ,mais se esse processo num der em nada em brasilia ,vamos começar o quebra pois nao podemos aceitar esses absurdos em nossa cidade ,se ninguem tiver coragem eu vo só ,,,morro pela causa!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. QUEREMOS É ILUMINAÇÃO NAS RUAS. POXA PREFEITO KD VC. KD OS VEREADORES VANIA, MARTA, SUELY, MARCIO CABRAL,
    GIVALDO, VANDO, PEDRO NILSON, DANIEL, E AFONSO SOMA. PELO VISTO VC NÃO TÃO VALENDO O QUE O GATO ENTERRA. AI DENTRO DESSA PREFEITURA... POR QUE NÃO RESOLVEM NADA. OU VÃO DAR JEITO OU VAMOS FAZER UMA GREVE POR UQUE E ISSO QUE TA PRECISANDO....PARA VCS CRIAREM VENGONHA NA CARA....PROMETEM E FALAM MAS NÃO FAZ ...SO MAS O JONAS MAIS O CLENILTON....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o povo e vc tivesse votado na renovação do poder Executivo e do Legislativo.
      Não estaria passando por isso... Escolherão ficar na mesmisse de sempre o mesmo jertor e os mesmos vereadores.

      Excluir
  3. Alguem poderia publicar neste blog quando o rei dos reis, apos sentar no seu trono participou de algum evento no municipio como conferencias, palestras, reuniões, passeatas? Mais eu respondo NENHUMA. Ele diz que tem mais o que fazer e manda a pau mandado Neusa ir.
    Esse é o nosso prefeito de araque. Ou pseudo prefeito, ou figurante de prefeito.
    Estamos aguardando o seu fim.

    ResponderExcluir
  4. A lei e clara e esta la pra ser cumprida. Davi esta no poder desde entao, e automaticamente a lei deixou de ser cumprida. Sera que todos que julgaram os processos sao incompetentes? Leigos? Acho que nao e tao pouco acho que foi algum erro. E muita corrupcao rolando!

    ResponderExcluir
  5. essa leitora de cima esta certa,temos que ser visto ,e infelismente so um quebra quebra.

    ResponderExcluir
  6. O que tá faltando, é sim uma quebra de milho, para resolver de uma vês por todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DAVI RESENDE CADE VOCE NOS PROMETEU QUE IA ACABAR COM A CORRUPCAO E CONTINUA COM A ELIDA NA PREFEITURA E A SEMED DAVI VOCE NOMEOU O JEOVANE MAS QUEM MANDA E O AURELINO TODOS SE CAGAM DE MEDO DO AURELIO A LAUDICEIA QUE O DIGA

      Excluir
  7. Esse blog faliu de vez. 1 semana sem nenhuma reportagem. Acho que já descobriram que não tem mais nada para eles. Foi uma lapada de novo que o 15 levou. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir