EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 1 de junho de 2013

AGRICULTORES REFORÇAM CARDÁPIO DA PASTORAL DA CRIANÇA EM IPIXUNA

Todos os meses uma remessa de legumes, frutas e verduras provenientes da produção agrícola familiar é entregue aos coordenadores da Pastoral.  

Para as mais de mil crianças atendidas pela Pastoral da Criança em Ipixuna do Pará, a semana começou com o reforço do cardápio servido diariamente na entidade. Todos os meses uma remessa de legumes, frutas e verduras provenientes da produção agrícola familiar no município é entregue aos coordenadores do programa no município por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade doação simultânea, feita direto com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), via Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Fruto da contribuição de 25 famílias de agricultores familiares, as doações acontecem mensalmente e a distribuição dos produtos ocorre de acordo com as safras. Cada cesta tem peso aproximado de 15 quilos. 

Os produtos chegam para garantir a melhoria da qualidade da alimentação servida às crianças atendidas pela Pastoral, muitas delas em situação de risco nutricional. Parte dos alimentos que chegam a pastoral também são transformados em multimistura. O preparo que utiliza cascas e folhas que normalmente seriam desperdiçadas garante o preparo de pratos ricos em vitaminas e proteínas.

As doações acontecerão ao longo de todo o ano, somando mais de 51 toneladas de produtos. A venda ao PAA garante a cada um dos agricultores uma renda de R$ 4,5 mil. O agricultor Ivaldo Leite, um dos fornecedores, diz que a comercialização garante um retorno financeiro que antes nem era cogitado. “Não fosse o incentivo e acompanhamento da Emater, eu nem teria entrado no programa. No ano passado consegui R$ 900,00 com a venda da minha produção de abóbora, esse ano a renda será cinco vezes maior”, relatou.

Segundo Michelle Sandrine, técnica da Emater, agora aos agricultores que participam do programa tem garantidos, além de preço de mercado para os produtos, o incentivo do aumento da produção. “A maioria deles também tem seus produtos inseridos na merenda escolar e negociam até 20 mil reais com a administração municipal”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário