EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 11 de junho de 2013

EMPRESA UTILIZA TÉCNICA PARA PESQUISAR MIGRAÇÃO DE PEIXES NO XINGU

Projeto tem a finalidade de identificar alterações no comportamento de espécies do rio Xingu.

A empresa Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte está utilizando técnicas combinadas de telemetria acústica e de rádio para pesquisar os movimentos de espécies de peixes migradores do rio Xingu: o “Projeto de Biotelemetria de Peixes”. Inédito na América do Sul, o projeto é fruto de uma parceria com a Neotropical Consultoria Ambiental e tem por objetivo principal conhecer a migração e identificar alterações no comportamento de quatro espécies de peixes antes e depois da construção da UHE Belo Monte. As espécies-alvo são o curimbatá (Prochilodus lineatus), o pacu-de-seringa (Myleus rhomboidalis), a pirarara (Phractocephalus hemiliopterus) e o surubim (Pseudoplatystoma reticulatum).

Na pesquisa, peixes são capturados por pescadores experientes em duas áreas no rio Xingu – a montante e a jusante do sítio Belo Monte – e submetidos ao implante de transmissores combinados através de processo cirúrgico realizado às margens do rio Xingu. Após a soltura, os transmissores implantados nos peixes passam a emitir sinais, um de rádio e um de acústica, que são captados por antenas aéreas ou receptores subaquáticos, distribuídos no rio Xingu e afluentes. Além disso, como complemento aos dados obtidos pelas denominadas “bases fixas” ou “zonas de detecção”, durante quatro meses ao ano, são realizados rastreamentos móveis por barco ou avião, em uma extensão de aproximadamente 800 km do rio Xingu.

O projeto teve início em fevereiro deste ano e é parte integrante do “Programa de Monitoramento da Ictiofauna da UHE Belo Monte”. Apesar de recente, 190 peixes já foram marcados e estão sendo rastreados pelos pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário