Plano de controle da doença registrou avanços em vários municípios.
Os casos de malária no Xingu sofreram uma redução de 73% de janeiro a maio de 2013, se comparado ao mesmo período de 2012 nos municípios de Altamira, Anapú, Brasil Novo, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Pacajá. Os números refletem o trabalho de equipes de profissionais que atuam diretamente no Plano de Ação para Controle da Malária (PACM). O programa, iniciado em 2011, conta com investimentos de R$ 36 milhões da Norte Energia a serem aplicados até 2016.
O Plano tem como principal estratégia a melhoria do acesso ao diagnóstico e tratamento adequado dos doentes, bem como intensificar as medidas de prevenção e controle da malária. Para tanto, houve aumento na contratação e capacitação das equipes de trabalho; investimento na qualificação da gestão; melhoria na infraestrutura de serviços, com a aquisição de microscópios para ampliação de laboratórios, equipamentos, viaturas, mosqueteiros impregnados com inseticidas e insumos necessários para a realização dos trabalhos de campo.
Desta forma, as ações financiadas pela empresa que constrói e vai operar a Usina Belo Monte contempla aporte de recurso complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalece a gestão, possibilitando organização e eficiência dos serviços. As atividades são realizadas em conjunto com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) e as prefeituras dos 5 municípios da área direta de influência de Belo Monte, além de Pacajá. O Plano está previsto no Projeto Básico Ambiental (PBA), documento que integra o processo de licenciamento ambiental.
Para o médico sanitarista, José Lázaro Ladislau, gerente de saúde da Norte Energia, o plano entra em uma fase mais complexa, que requer operação minuciosa e qualificada, com sistemática análise de informação e monitoramento permanente. “Assim, é possível proporcionar a vigilância ativa de cada caso, com operações focalizadas e integradas, objetivando evitar o retorno da malária nas localidades onde sua transmissão foi eliminada”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário