EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 27 de junho de 2013

CARAVANA PRÓ-PAZ REALIZOU MAIS DE MIL ATENDIMENTOS EM CUMARU DO NORTE


Cerca de 100 indígenas que moram às proximidades da sede do município também foram atendidos.

A Caravana Pro Paz Cidadania chegou no sábado, 22, ao município de Cumaru do Norte, no sul do Pará. No total, foram realizados 1.272 atendimentos, entre os quais 378 emissões de carteiras de identidade, 207 CPFs, 164 carteiras de trabalho, 64 certidões de nascimento e 48 atendimentos jurídicos. Cerca de 100 indígenas que moram às proximidades da sede do município, cercado por pequenas aldeias sobretudo da etnia Kaiapó , também foram atendidos.

De acordo com a técnica da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Andradina Souza, no caso dos indígenas, o processo começa pela transformação do Registro Administrativo de Nascimento do Índio (Rani) - emitido pela Fundação Nacional do Índio (Funai) no momento do nascimento em uma certidão de nascimento civil, como a de qualquer cidadão brasileiro. É somente a partir daí que podem ser confeccionados os outros documentos, como RG, CPF e carteira de trabalho. "Em Cumaru do Norte, nós priorizamos essa demanda para que os índios pudessem voltar com a maior brevidade às suas aldeias", explicou.

Moradores não indígenas da cidade também foram beneficiados pela ação. A Caravana Pro Paz Cidadania está oferecendo gratuitamente serviços de emissão de documentos e atendimento jurídico para a população do sul e sudeste do Pará. Para isso, conta com cerca de 50 servidores do Pro Paz, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil e Defensoria Pública. Nesta etapa, que começou no último dia 17, serão percorridos 19 municípios até o dia 1º de agosto. O atendimento é gratuito e acontece das 8 às 17h.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário