EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 1 de junho de 2013

PARAGOMINAS SEDIOU SEMINÁRIO SOBRE AGRICULTURA CONSERVACIONISTA

Município foi o primeiro do Estado a adotar o método que permite a conservação do solo e da água.

O Sistema plantio direto na palha como forma de minimizar os impactos ambientais ocasionados pela atividade agrícola. Esse foi o principal assunto debatido no 1º Seminário Sobre Agricultura Conservacionista no Pará, promovido nos dias 23 e 24, pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) em parceria da Prefeitura de Paragominas e a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp). O evento, realizado no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP), atraiu agrônomos, produtores rurais e estudantes de cursos técnicos e superiores de agronomia.

O plantio direto na palha é uma técnica de produção que consiste na semeadura diretamente na palha da cultura anterior, sem necessitar que o solo seja revolvido com arados e grades. Paragominas foi o primeiro município do Estado a adotar o método, que permiti a conservação do solo e da água, pois diminui o seu escorrimento superficial e favorece a infiltração no solo e assim o abastecimento dos lençóis freáticos. O sistema proporciona uma agricultura sustentável que vai desde a dispensa de adubos químicos até a melhora do conforto térmico.

No seminário foram apresentados vários casos que obtiveram êxito na aplicação da técnica, assim como Paragominas. “Nós conhecemos algumas propriedades e ficamos encantados pelo clima favorável da região. Há muita água disponível para a irrigação. E a integração lavoura pecuária é muito benéfica para sistema de plantio direto. Paragominas tem uma vantagem para a implantação dessas tecnologias”, explica o presidente da Febrapdp, Alfonso Sleutjes, que acrescenta, “nós temos que incrementar a nossa produtividade, mas com a consciência que o meio ambiente tem que ser conservado para as futuras gerações”.

Para a secretária adjunta de estado de agricultura, Eliana Zacca, que expôs o painel sobre as políticas públicas do Estado para a agricultura conservacionista, é necessário que técnicas como o sistema de plantio direto na palha seja mais fomentado em todo Pará. “Apesar de ser utilizada mais na produção de grãos, o plantio direto pode ser usado em outras culturas. Inclusive, pelos pequenos produtores, pois diminuiria os gastos com insumos além de tornar os produtos mais saudáveis”, afirma Eliana Zacca.

Ainda segundo a secretária adjunta, o sistema pode contribuir para o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do Governo Federal, que concede benefícios e créditos para agricultores que adotam técnicas agrícolas sustentáveis. O Programa ABC também foi um dos temas debatidos no seminário. “O plantio direto na palha é uma das técnicas de produção sustentáveis e é preciso amplia - lá para que os produtores também tenham acesso ao Programa ABC”, fala Eliana Zacca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário