Falta de fiscalização
ocasiona acidentes e assaltos nas estradas federais.
A rodovia
federal BR-155 (antiga PA-150), numa extensão de 344 quilômetros, de Redenção a
Marabá, não é fiscalizada pela Polícia Rodoviária Federal desde o final do mês
de maio. Ao longo da rodovia existem quatro postos de fiscalização localizados
entre Marabá e Eldorados dos Carajás, Eldorado e Sapucaia, Xinguara e Rio Maria
e também em Redenção. A situação tem gerado insegurança entre as pessoas que
trafegam diariamente pela rodovia. O trecho inicia-se em Redenção até Marabá
passando pelos municípios de Pau D`Arco, Rio Maria, Xinguara, Sapucaia e
Eldorado dos Carajás. O percurso oferece perigo não só pela ação de bandidos,
mas pelas condições precárias em que se encontram a pista.
Em 2010,
o projeto de federalização da rodovia foi aprovado e sancionado, criando assim
mais uma rodovia federal em território paraense. O objetivo principal do
projeto, de autoria do deputado Zequinha Marinho, era transferir a
responsabilidade de manutenção da rodovia do governo do Estado do Pará para o
Governo Federal. Pela rodovia passa toda a produção agrícola e mineral
produzido na região com destino a Marabá e à região Centro Oeste, assim como é
a entrada de produtos para abastecer o comércio da região. A BR também liga com
a rodovia federal 158 de Redenção ao Mato grosso, e às rodovias estaduais 287 e
279.
Em
setembro de 2011, a justiça federal determinou que a Polícia Rodoviária Federal
ocupasse os postos policiais já reformados da BR-155, e começasse a atuar
imediatamente na rodovia que liga Redenção a Marabá, no sudeste do Pará.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), devido à burocracia, a Rodovia
BR-155, antiga rodovia PA-150, ficou abandonada, sem manutenção e sem
policiamento, por mais de dois anos, apesar de ter postos de fiscalização e
policiais disponíveis. A decisão foi do juiz João César Otoni de Matos, da 1ª
Vara Federal em Marabá.
Por outro
lado, a rodovia federal BR-158, com cerca de 800 quilômetros, sendo 260
quilômetros dentro do Estado Pará, também não possui nenhum posto de
fiscalização da Polícia Rodoviária Federal. A BR inicia-se em Redenção, passa
pelo Mato Grosso e chega até ao Estado de Goiás, na cidade de Rio Verde. Além
da falta de sinalização a BR enfrenta dificuldades pela ausência de pontes e
pista cheia de buracos. As pontes, de ferro ou madeira, são velhas e já
causaram inúmeros acidentes, principalmente com carreta carregadas de soja.
Recentemente,
ocorreu uma manifestação no distrito de Casa de Tábua para cobrar a recuperação
da pista e reconstruir as pontes velhas de madeira e ferro. As rodovias
estaduais localizadas no sul do Pará, PA-287 e 279, nunca tiveram fiscalização
por parte da Polícia Rodoviária Estadual, deixando os condutores de veículos
desprotegidos. Pelas duas rodovias já houve inúmeros assaltos. A PA-279, que
liga os municípios de São Félix do Xingu até a BR-155 em Xinguara, passando por
Água Azul do Norte, Tucumã e Ourilândia do Norte, foi pavimentada há cerca de
cinco anos, porém não fora construído nenhum posto de fiscalização.
A PA-287, numa
extensão de 100 quilômetros, de Redenção a Conceição do Araguaia, também não há
nenhum posto de fiscalização. Esse trecho é onde ocorre o maior número de
assaltos a ônibus de passageiros.
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