EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

domingo, 9 de junho de 2013

UNIVERSIDADE DO SUL E SUDESTE TERÁ 60 VAGAS DE MEDICINA EM MARABÁ

Ampliação faz parte dos planos do MEC em aumentar o número de vagas em cursos de medicina até o final de  2013.

O Ministério da Educação publicou recentemente uma portaria anunciando a criação de 1.615 novas vagas em cursos superiores de medicina de universidades federais.  Atualmente, as instituições federais oferecem 735 vagas em cursos de medicina.

A ampliação faz parte dos planos do MEC em aumentar o número de vagas em cursos de medicina até o final de  2013, sendo  1.615 vagas em universidades públicas e 800 em faculdades particulares. As vagas são para universidades em regiões que o ministério entende precisar de médicos, principalmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A recém criada Unifesspa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, ganhou 60 vagas para Marabá.

O anúncio vem em meio a uma greve dos professores das universidades federais que reclamam, entre outras coisas, da ampliação de vagas e do número de alunos sem que as instituições ofereçam infraestrutura adequada e um número maior de docentes efetivos.


Para implantar as novas vagas até o final de 2013, o ministério prevê a contratação de 1.618 professores por meio de concurso e o investimento de R$ 399 milhões em infraestrutura.
As novas vagas representam uma ampliação de cerca de 15% do total de vagas oferecidas no país. Depois do anúncio do MEC, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou em seu site oficial um comunicado demonstrando "preocupação" com a decisão do governo de ampliar a oferta de vagas em cursos de medicina.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário