EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sábado, 23 de março de 2013

MARABÁ QUER CRIAR COOPERATIVAS PARA INCLUSÃO NO PLANO SAFRA


Projeto visa efetivar as políticas econômicas e sociais do Governo Federal voltadas à cadeia produtiva da pesca e aquicultura.

No mês de abril, em dia e local a ser definido, a Secretaria de Agricultura de Marabá fará uma reunião com o setor de pesca e aquicultura regional, para apresentar sugestões com o objetivo de fomentar a atividade a partir da criação de cooperativas, visando à inclusão de Marabá e região no Plano Safra da Pesca e Aquicultura do Governo Federal, já em andamento desde 2012 e que se estenderá até 2014.

O Plano Safra é um instrumento que visa efetivar as políticas econômicas e sociais do Governo Federal voltadas à cadeia produtiva da pesca e aquicultura. A meta é ampliar as ações governamentais e o desenvolvimento sustentável por meio de medidas de estímulo à competitividade e ao empreendedorismo.

O Plano vai implantar novos parques aquícolas em lagos e represas de várias regiões do Brasil, utilizando diversas linhas de crédito para pequenos pescadores e aquicultores que poderão investir em novas estruturas, equipamentos e barcos. São financiamentos com benefícios exclusivos para cada produtor: os agricultores familiares, as cooperativas, as pescadoras, o jovem e as marisqueiras.

Segundo a agrônoma Pâmela Dias de Oliveira, coordenadora do Departamento de Pesca e Aquicultura da Seagri, nesse encontro, cada instituição vai expor sua estratégia para alcançar o objetivo desejado. Serão convidados gerentes de bancos, cooperativas, ONG de assistência técnica e outras instituições ligadas à formação do cooperativismo.

Ainda de acordo com Pâmela, dinheiro existe, mas falta conhecimento e projetos para buscá-lo. A ideia é provocar a discussão no sentido de alertar os pescadores e piscicultores da região a juntarem-se em cooperativas, a melhor forma de conseguir recurso junto aos bancos, inclusive no sentido de agregar valor à produção, como a filetagem e aproveitamento de subprodutos do pescado.

Um comentário: