EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

sexta-feira, 29 de março de 2013

IBAMA EMBARGA TRÊS MADEIREIRAS E TRÊS CARVOARIAS EM TAILÂNDIA


Agentes ambientais identificaram 46 mil m³ de resíduos de serraria fictícios ativos nas contas das empresas no Sisflora. 

O Ibama embargou três madeireiras e três carvoarias envolvidas em esquemas de legalização fraudulenta de carvão vegetal, entre 18 e 22 de março, em Tailândia, no sudeste do Pará. Na operação, os agentes ambientais identificaram 46 mil m³ de resíduos de serraria fictícios ativos nas contas das empresas no Sisflora – o sistema eletrônico que controla a compra, venda e transporte de produtos florestais no estado –, que foram bloqueados. 

Se não fossem flagrados pela fiscalização, eles seriam utilizados para esquentar cerca de 2,7 mil caminhões de carvão ilegal e gerariam mais de mil hectares de novos desmatamentos. As multas aplicadas aos empreendimentos e seus responsáveis somaram R$ 15 milhões. “Os pátios das serrarias estavam quase vazios de resíduos (que são as sobras do beneficiamento da madeira em tora) quando deveriam estar abarrotados, se fossem reais os saldos no Sisflora. Na verdade, eles só existiam no sistema eletrônico e seriam usados para emitir Guias Florestais para colocar no mercado o carvão irregular produzido nos assentamentos agrários e pequenos desmates da região”, explica o coordenador da operação, o analista ambiental Fernando Polli.

O Ibama ainda apreendeu 1,5 mil m³ de madeira ilegal nos estoques das empresas (60 caminhões cheios). Entre as árvores, havia aproximadamente 120 m³ de toras de castanheiras-do-pará, espécie ameaçada de extinção e protegida por lei contra o corte e a exploração da madeira. Nas auditorias no Sisflora, que antecederam a fiscalização, o Ibama verificou que o destino do carvão das empresas do esquema era sempre abastecer uma das siderúrgicas de Marabá.

5 comentários:

  1. Por que não publicam o nome das serrarias e carvoeiras? Pois já são velhas conhecidas do IBAMA e Justiça Federal no Pará.

    ResponderExcluir
  2. EDSON ALVES PINTO( L S P CARVOARIA)

    ResponderExcluir
  3. Como cidadão gostaria de saber por que o Ibama não divulga o nomes dos proprietários das cerrarias e nome das mesmas? Será que não tem alguém do Ibama que faz parte desse sistema e que ajuda na elaboração destes esquemas corruptos? Eu fico p da vida só porque os ladrões de galinha não tem dinheiro para pagar propina,se tivessem,também não estavam presos e nem teriam seus nomes divulgados;Sabemos,inclusive, que o sistema é tão eficiente que tem até espias em postos avançados para informar aos nfratores quando vem Op da PF e Ibama!Diante dessas reportagens noticiadas pela imprensa,porquê que o Ministério Público Federal não toma providêncas? Não é estranho?

    ResponderExcluir
  4. AS TRÊS SERRARIAS E AS CARVOARIAS SÃO TODAS DO CIDADÃO CITADO NO SEGUNDO COMENTÁRIO,QUE HOJE ESTA ASSUMINDO O COMANDO DA PREFEITURA DE TAILÂNDIA POR CONTA DE UM CONSORCIO POLITICO UM GANHA MAS QUEM ASSUME O CONTROLE DA PMT E O FULANO EDSON ALVES PINTO, O DONO TAMBÉM DA FANTASMA L S P ANTIGA,L S P CARVOARIA, HOJE L S P TERRAPLANAGEM QUE TEM SEU NOME DIFERENTE DA RECEITA FEDERAL PARA O REGISTRO NO FGTS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, ONDE A MESMA GANHA A MAIORIA DAS LICITAÇÕES DA PMT, ONDE O MESMO E QUEM CONTRATA E DESTRATA QUEM LHES E COVENIENTE. QUE CIDADE BAGUNÇADA E ESSA JESUS! NEM SEI MAS A QUEM RECORREMOS POIS O LARANJA QUE ENTROU NISSO E UM HOMEN DE DEUS E ENTROU NESSE TITANIC, NEY DA SAÚDE ACORDA MORTO O FUMO VAI ENTRA,TE LIGA A BOMBA ESTOURA DO LADO DO MAIS FRACO.

    ResponderExcluir
  5. e bloguista tailandia ta nas mãos dos mafiosos edson pinto

    ResponderExcluir