EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quarta-feira, 13 de março de 2013

TRE REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PARAGOMINAS PARA DISCUTIR ELEIÇÃO BIOMÉTRICA NO MUNICÍPIO


A biometria é um projeto nacional de iniciativa do TSE, que é executado pelos tribunais regionais.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, TRE, desembargador Leonardo Tavares participou, na manhã de ontem em Paragominas, de uma audiência pública para tratar da implantação da eleição biométrica no município. Participaram do evento a juíza eleitoral de Paragominas, Andréia Ferreira Bispo, o prefeito da cidade, Paulo Tocantins e várias autoridades. A partir do próximo dia 3 de abril, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia o processo nacional de recadastramento biométrico. Em contato com a reportagem de O Liberal, o desembargador Leonardo Tavares, disse que a eleição biométrica representa um grande avanço para a cidade de Paragominas. “Em breve, isto será realidade em todos os municípios paraenses. A expectativa do TSE é que até 2017 todos os municípios brasileiros utilizem a eleição biométrica”, disse o desembargador.

Sete municípios paraenses estão na lista da Justiça Eleitoral para realização da operação em 2013: Ananindeua, Curuçá, Terra Alta, Paragominas, Barcarena, Castanhal e Capitão Poço. O processo vai começar pelas 43ª e 72ª Zonas Eleitorais de Ananindeua, e pela 9ª Zona Eleitoral, que agrupa os eleitores dos municípios de Curuçá e Terra Alta. A medida tem como objetivo ampliar a área de abrangência do Programa de Identificação Biométrica do Eleitor em todo o País.

De acordo com as expectativas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), nas próximas eleições, pelo menos 600 mil dos mais de 5 milhões de eleitores no Pará já votarão pelo sistema biométrico – o que corresponde à meta de 10% de implantação do projeto de recadastramento nacional. Já no dia 2 de maio, o recadastramento chegará ao município de Paragominas, exclusivamente na 42ª Zona Eleitoral. Em setembro, no dia 4, será a vez da 65ª Zona Eleitoral de Barcarena. No dia 9 de outubro, a 4ª Zona Eleitoral de Castanhal receberá o programa, assim como Capitão Poço (70ª Zona Eleitoral). Atualmente, a biometria está implantada em apenas dois municípios no Pará: Peixe-Boi e Capanema.

A meta do TRE do Pará é levar a biometria aos municípios de Ananindeua, Castanhal, Curuçá, Paragominas, Barcarena e Terra Alta até a próxima eleição. A biometria é um projeto nacional de iniciativa do TSE, que é executado pelos tribunais regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário