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sábado, 23 de março de 2013

ATENDIMENTO PRECÁRIO RESULTA EM ENORMES FILAS NO MINISTÉRIO DO TRABALHO DE REDENÇÃO

Dezenas de pessoas são obrigadas a dormir no local para conseguir atendimento.

O acúmulo de pessoas diariamente na porta da agência regional do Ministério Trabalho e Emprego, com sede em Redenção, no sul do Pará, fez com a direção do órgão se manifestasse sobre a precariedade no atendimento da agência. Enormes filas se formam todos os dias e dezenas de pessoas são obrigadas a dormir no local para conseguir atendimento. O chefe da agência, Reginaldo Batista de Oliveira, que estava de férias na capital do Estado, disse que vários fatores têm contribuído para a aglomeração de pessoas na Delegacia do Trabalho.

Segundo Oliveira, o fato da agência da Caixa Econômica Federal de Redenção ter sido descredenciada para dar entrada na documentação do Seguro Desemprego das pessoas demitidas das empresas, deixou a Agência do Trabalho sobrecarregada, pois todos os processos de 16 municípios da região são feitos na regional de Redenção. Outro fator, conforme Oliveira, é que o órgão do trabalho em Redenção conta apenas com três funcionários para atender toda a demanda do sul do Pará e ainda três municípios do Estado do Mato Grosso, sendo Confresa, Vila Rica e Santa Terezinha.

Ainda segundo o chefe da agência, a situação piora pelo fato de uma das funcionárias que faz o serviço de atendimento ao público, estar de licença maternidade e só retorna no mês de agosto, restando apenas dois servidores para fazer o atendimento da população.  De acordo com Oliveira, a Delegacia Estadual do Trabalho, em Belém, está ciente do problema, pois ele antes de sair de férias, comunicou ao seu superior da necessidade de contratar novos servidores, mas nada foi feito. “Eu encaminhei esse oficio datado no dia de 12 de agosto de 2012, mas nada foi feito” desabafou Batista.

Reginaldo Oliveira revela que não é apenas procedimento do seguro desemprego que é feito na agência, existe o atendimento de emissão de CTPS, cálculos trabalhistas, CIPA, denúncias de trabalhos escravos e outros serviços. “Mesmo com uma equipe de servidores reduzida, nós fazemos cerca de 70 atendimentos diários, num total de 1.800 procedimentos mensais. Se tivéssemos material humano suficiente não seria necessário ninguém dormir na fila”, afirma.

Ainda de acordo com o chefe da agência, ele esteve em uma reunião com o Procurador da República, Leonardo Cervino Martinelli, onde todas as necessidades e deficiências da agência foram abordadas. O Procurador acionou a direção do órgão em Brasília, solicitando uma breve solução para os problemas existentes na Agência do Trabalho de Redenção.

Um comentário:

  1. Esse pessoal não leva o cidadão em consideração! A CAIXA se descredencia pra não atender e o MTE não aumenta o contingente pra atender a demanda. Vamos ao judiciário meu povo! A CAIXA tem q voltar a atender!

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