EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

terça-feira, 19 de março de 2013

UNIVERSIDADE ABERTA CORRE RISCO DE PERDER CURSOS E LABORATÓRIOS EM MARABÁ

Se não implantar cursos até dezembro, equipamentos da UAB serão remanejados para outros municípios.

A Secretaria Municipal de Educação de Marabá está buscando uma solução para que a Universidade Aberta do Brasil (UAB) não perca os cursos e os dois laboratórios que possui. É que desde que foi instalada no município, em 2009, o governo anterior não conseguiu ampliar o espaço da universidade. A UAB deveria disponibilizar 17 cursos de graduação e pós-graduação. No entanto, devido à falta de espaço, tem apenas quatro cursos em andamento e, caso não consiga se adequar até o fim deste ano, os perderá, assim como os laboratórios.

A universidade é um órgão subsidiado pelo MEC/CAPS – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –, e sua unidade em Marabá é coordenada pela Semed.  De acordo com a secretaria, os laboratórios de Biologia e Física, estimados no valor de R$ 300 mil cada, foram instalados há dois anos, mas como não existe espaço para as salas de aula, os cursos não foram implantados. Se não implantar os cursos até dezembro, os equipamentos serão remanejados para outros municípios que já dispõem dessas disciplinas em andamento.

A solução, segundo a Semed, deve sair até o fim de abril, quando a UAB será transferida para as instalações do Colégio Artur Guerra, onde hoje estudam cerca de 250 crianças do 1º ao 9º ano, que deverão ser alocadas em outras unidades de ensino. Estudo preliminar descobriu que boa parte desses estudantes não mora às proximidades do Artur Guerra, mas em bairros como Novo Horizonte, Belo Horizonte e Amapá, este do outro lado da Rodovia Transamazônica, onde existem salas de aula ociosas. Existe também a possibilidade desses alunos e professores serem absorvidos pela Escola Acy Barros, localizada às proximidades da Artur Guerra. Uma equipe da Semed vai analisar essa situação junto à direção da Acy Barros.

Depois de verificadas as vagas, fará reunião com os pais dos alunos para expor os motivos da transferência, podendo eles optar pelos locais mais próximos de suas residências. As instalações da Escola Artur Guerra irá se transformar no Centro de Formação de Marabá, contemplando a UAB e o Programa de Formação Continuada, que consiste de diversas vertentes de aperfeiçoamento aos educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário