EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

quinta-feira, 14 de março de 2013

PREFEITO DE TUCURUI INTERDITA MATADOURO




Gestor suspendeu o abate até que a prefeitura promova no local adequações que garantam o cumprimento de normas de higiene, ambiental

O prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira, interditou na manhã de ontem, o matadouro situado na zona urbana do município. O gestor suspendeu o abate no município, até que a prefeitura promova no local adequações que garantam o cumprimento de normas de higiene, ambiental e que siga os padrões das demais obras existentes no município.  Sancler Ferreira também anunciou que já autorizou a contratação de uma empresa que irá montar uma graxaria no município, com o objetivo de aproveitar todos os subprodutos advindos do matadouro.  

O Matadouro Municipal de Tucuruí, já foi vistoriado por fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), sendo que, no período da inspeção o município se comprometeu em pôr em prática as observações feitas pelos técnicos ambientais. A equipe, apoiada por policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), fez diversas observações em relação à higiene e ao tratamento dos detritos, que não podem ser despejados diretamente nos rios.

Segundo o gerente da fiscalização da Sema, César Platon, o matadouro atualmente gerenciado por particulares precisa se readequar conforme legislação ambiental vigente, para que haja garantia de saúde à população. “Vistoriamos o local para garantir que não haja futuros problemas com a saúde pública, visto que todo o município é abastecido diariamente com a carne que vem desse matadouro”, explicou Planton. Por outro lado, até que o matadouro municipal seja submetido a adequações, a prefeitura de Tucuruí informa que a população será abastecida com carne oriunda de abatedouros devidamente legalizados e situados em municípios vizinhos, como Breu Branco e Novo Repartimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário