EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE

segunda-feira, 22 de julho de 2013

JUIZ VAI JULGAR AÇÃO QUE PEDE CASSAÇÃO DO DIPLOMA DE TODOS OS INTEGRANTES DA COLIGAÇÃO DE DAVI RESENDE

Palco usado em comícios de fazendeiro foi apreendido pelo MP dentro da prefeitura de Ulianópolis.

O juiz Manoel Antônio Macedo, da 84ª Zona Eleitoral, realiza na manhã desta terça-feira, 23, a audiência de instrução e julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral e que pede a cassação dos registros de todos os candidatos da coligação “Unidos Pela Vontade do Povo”, pela prática dos crimes de Conduta Vedada e Abuso de Poder Político e Econômico nas eleições municipais de 2012 em Ulianópolis, no sudeste do Pará. Na ação, considerada inédita no Pará, além dos 17 candidatos também foram denunciados o prefeito de Ulianópolis, Jonas Santos Souza e o advogado Walter Almeida representante da Coligação. Dentre os acusados estão quatro membros de uma mesma família.

Os denunciados são o fazendeiro Davi Resende Soares, que se elegeu prefeito e ainda aguarda deferimento de registro no TSE, a vice Neusa de Jesus Pinheiro e os candidatos a vereador Suely Xavier Soares, (mulher do prefeito),  Marta Resende Soares, (irmã do prefeito) Unilson Quinaip de Freitas,( tio da mulher do prefeito) Clara Maria Bemerguy, Gilvan Oliveira Santos, Gilvan Vieira de Castro, Givaldo Ribas Mesquita, Heider Carvalho da Silva, Hermes Junior Rocha, Isaías dos Santos Silva, Jean Carlos Aguiar Santos, José Santana Gomes, Marcio Alves Cabral de Sousa, Maria Ervania Lacerda Silva, Mariete da Silva Buzzi e Raimundo Reinaldo da  Costa. Todos são acusados por uso indevido, desvio e abuso do poder e autoridade e utilização indevida de veículos durante um comício ocorrido em Ulianópolis no dia 25 de agosto de 2012.

O ex- prefeito de Ulianópolis, Jonas Santos Souza, do PTB, é acusado pelo MP de praticar graves atos de abuso e desvio do seu poder de autoridade, com a cessão indevida de servidores, veículos e o próprio imóvel sede da Prefeitura de Ulianópolis, em benefício da campanha dos demais investigados. Em depoimento prestado ao Ministério Público, o representante da empresa Ítalo Todde, que alugou o palco para o comício da coligação declarou que firmou um contrato para aluguel de um palco de estrutura metálica, som profissional e queima de fogos. De acordo com Victor Hugo, representante da empresa, os comícios deveriam ocorrer nos dias 25 de agosto, 16 e 29 de setembro e 4 de outubro de 2012.
O serviço do contrato teria sido pago pelo Comitê Financeiro, conforme cópias da nota fiscal de serviços, do recibo e do cheque usado para o pagamento, os quais o advogado da coligação, Walter Almeida, fez questão de entregar ao Promotor Eleitoral, na tentativa de demonstrar que nenhuma irregularidade havia sido praticada. No entanto, segundo o promotor Maurim Vergolino, ainda que o preço contratado tenha sido pago pelo comitê financeiro, não restou dúvidas de que o prefeito Jonas Santos determinou que funcionários e veículos da Prefeitura de Ulianópolis fossem empregados na preparação do local do comício, na montagem e desmontagem do palco, da iluminação e das demais estruturas utilizadas no evento do dia 25 de agosto, tudo em benefício da coligação “Unidos Pela Vontade do Povo”.

FLAGRANTES - Testemunhas ouvidas no MP declararam que presenciaram e filmaram um eletricista da Prefeitura de Ulianópolis trabalhando na instalação da iluminação do local do comício. As testemunhas também flagraram um caminhão pipa da Prefeitura molhar a área onde seria realizado o evento. Todas as filmagens e fotografias foram juntadas à Ação. Na manhã do dia 28 de agosto, em diligência realizada na prefeitura de Ulianópolis, o promotor Maurim Vergolino apreendeu toda a estrutura do palco usado no comício. O material estava armazenado dentro da garagem da prefeitura, caracterizando o abuso de poder político e econômico.

Na ocasião, vários funcionários da prefeitura confirmaram que o palco fora utilizado no comício da coligação “Unidos Pela Vontade do Povo”. “Ficou claro e evidente que o palco permanecia guardado na prefeitura para utilização nas datas dos próximos comícios, sendo que, em cada um deles, seriam, novamente, utilizados servidores e veículos da prefeitura para o transporte, montagem e desmontagem do palco, e das demais estruturas utilizadas”. Afirma o promotor na Ação que pede a Cassação dos Registros de todos os componentes da coligação. 

Em seu depoimento, o representante da empresa que alugou o palco, Victor Hugo Todde, declarou que no dia seguinte à realização do comício, domingo, 26 de agosto, não conseguiu fretar caminhão que transportasse o palco para Dom Eliseu, razão pela qual solicitou ao advogado da coligação, Walter Almeida, que guardasse a estrutura no pátio da prefeitura. “Entretanto, ao ser questionado sobre como o palco foi transportado até a prefeitura, o depoente entrou em contradição, dizendo que conseguiu fretar um caminhão, mas apenas para fazer o transporte dentro de Ulianópolis, não declinando qualquer dado sobre o caminhão e o seu motorista”.  Diz a Ação do MP ressaltando que não haveria razão para que o caminhoneiro supostamente contratado aceitasse fazer o frete dentro de Ulianópolis, mas não aceitasse seguir apenas 60km, pela Rodovia BR-010, até Dom Eliseu, uma vez que o tempo de carga e descarga da estrutura deve ser equivalente ao da breve viagem.

Para o promotor, na verdade, o “frete” até a Prefeitura de Ulianópolis ficou a cargo de veículos a serviço da municipalidade. O representante da empresa também confirmou a presença de todos os denunciados no comício realizado no dia 25 de agosto. Ao final da Ação, o promotor Maurim Vergolino pede à justiça eleitoral a notificação de todos os representados, a inelegibilidade de todos os candidatos pelo período de oito anos e a cassação de todos os registros de candidatura dos 17 integrantes da coligação “Unidos Pela Vontade do Povo”.

5 comentários:

  1. Hum esse juiz julga nada tive la em dom elizeu e o pessoal falou que tem mais de 15 dias que ele não vai la ta morano em imperatriz e so vai em dom eliseu passear mais um que não faiz nada na justiça
    e bom evando voce denuncia ele no tribunal

    ResponderExcluir
  2. E bom dimais para ser verdade. Mas como o juiz já liberou ele uma vez não acredito que vai dar em nada. Esperar por milagre

    ResponderExcluir
  3. Agradeço, o blog por ter nos informado, dessa maracutaia toda, pois sê o blog não tivesse denuciado isso tudo jamais nois iriamos ficar sabendo, e essa corja ia deitar e rolar. O TRE tem obrigação de pinir, todos os evolvidos, para que na proxima eleições sê fassa uma politica limpa! Fora fora 14 Acredito na Justiça! Parabéns BLOG DO EVANDRO CORRÊA! Por tudo que tems feito pora o povo de Ulianópolis!

    ResponderExcluir
  4. Isso era o certo a se fazer, a casacao d todos! Pena que apesar de tudo estar tao obvio a justica nunca puni os envolvidos. Estamos desacreditados da justica que ate agora com inumeros processos sempre favorece o lado errado, o lado sujo de toda situacao... E lamentavel

    ResponderExcluir
  5. vai ter manifestação ta todo mundo convidados.

    ResponderExcluir